LIÇÕES DE GANDHI
Recentemente na leitura de um livro da lavra de Fernando César Gregório deparei-me com lista elaborada por Mahatma Gandhi sobre os “sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais”, a saber: “Riqueza sem trabalho, Prazeres sem escrúpulos, Conhecimento sem sabedoria, Comércio sem moral, Política sem idealismo, Religião sem sacrifício e Ciência sem humanismo”.
Não há precisão quanto à data em que o sábio indiano, defensor da não violência e não agressão, elaborou a lista. Contudo, sua presença nos dias atuais tem a clareza do sol do meio dia no verão nordestino.
A “riqueza sem trabalho” e a “política sem idealismo” caminham de mãos dadas em nosso cotidiano. A primeira deriva da segunda e a ela dar vigor. É algo como o fruto garantir o alimento da planta que o produz.
“Prazeres sem escrúpulos” e “Comércio sem moral” transitam no caminho criado e mantido pelo consumismo desenfreado e revestido de excessos. São “panela e texto” como diz o ditado popular.
“Conhecimento sem sabedoria” e “Ciência sem humanismo” passeiam juntos e unidos nas instituições de ensino básico, fundamental e nas academias de nível superior alimentados pelo imediatismo e pelo volume
de informações que o modelo de comunicação social impõe. A superficialidade e inaplicabilidade no interesse coletivo que a “ciência” gerada pelo “conhecimento” vulgarizado sustentam o inadequado casamento.
A “religião sem sacrifício” se faz presente nos atos e nas praticas dos que sem assumirem o peso da cruz imploram graça e misericórdia divina.
As injustiças derivadas pela contumaz pratica dos “sete pecados” seguem fazendo vítimas por todo universo. Que tal mudarmos isto?
Por: Ademar Rafael