Começou amigos, a realização das convenções este fim de semana deram o start das campanhas eleitorais aqui em Pernambuco. Apesar de ainda serem necessários os registro de candidatura o que o Blog do Finfa acompanhou nos dois maiores eventos em Pernambuco foi o “tom” da campanha de rua.
No sábado o candidato Armando Monteiro (PTB) fez questão de enfatizar em seu discurso que é necessário uma mudança na governança do estado, Armando faz questão de se apresentar como novo: “Ser novo é uma forma de pensar, é nunca ter tido a chance de mostrar sua capacidade no executivo, somos a novidade, a mudança que o Estado precisa”, emendou.
Fica evidente na fala de Armando dois fatores importantes, primeiro ele vai aproveitar o máximo o desgaste de material do Governo Paulo Câmara, criticando principalmente setores do governo que deixaram a desejar como a segurança, segundo, o petebista quer emplacar o discurso da mudança, de ser a novidade da eleição, isso também é um discurso para tentar atrair boa parte do eleitorado órfão da ex pré-candidata, Marília Arraes(PT). Seus senadores, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) fizeram questão de reforçar o perfil de Armando, defendendo sua trajetória política retilínea.
Na convenção do PSB o Paulo Câmara fez questão de declarar que conta com o apoio de mais de 130 Prefeitos, citou um longo histórico da Frente Popular desde Pelópidas da Silveira, passando por Miguel Arraes e Eduardo Campos até chegar ao seu mandato. Tratou enfatizar que Pernambuco enfrentou bem a crise pela qual os estados e municípios brasileiros atravessam.
O fator mais importante porém é a nacionalização do discurso, Paulo Câmara claramente se apresenta como o candidato do Presidente Lula, ao qual agradeceu por tudo que fez no Estado e pediu mais de uma vez a sua liberdade. O governador também fez questão de rotular o palanque de Armando de “Turma do Temer”, uma clara referência aos ex-ministros do Presidente em exercício que goza de uma impopularidade monstruosa. O fato de contar em seu palanque com Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Fernando Bezerra (MDB) claramente será explorado pela Frente Popular durante o período eleitoral, nada menos que três ex-ministros do governo Temer estão presentes no palanque de Armando.
Humberto e Jarbas ressaltaram o tempo inteiro a importância de reeleger Paulo Câmara, afirmando ser um Governador que cuidou do Estado e não deixou Pernambuco sair do trilho mesmo no período de crise.
As cartas estão na mesa, que comece o jogo da corrida eleitoral.