A Secretaria Municipal de Saúde de Flores tem impulsionado através de diversas ações ligadas a atenção básica de saúde do município, várias atividades promotoras de mais acompanhamento e monitoramento da qualidade dos serviços prestados pela pasta, que também destaca a Zona Rural como foco primordial.
A comunidade da Matolotagem, situada na região rural de Flores, recebeu em sua UBS – Unidade Básica de Saúde – um evento comemorativo promovido pela Prefeitura Municipal e a referida Secretaria, onde o objetivo foi “estimular os Pais a acompanharem de forma integral, o processo saudável de desenvolvimento de seus filhos”.
A ação foi totalmente voltada à informação que os adultos Florenses necessitam para que, saibam prevenir e detectar em suas crianças, logo cedo, distúrbios que podem afetar as mesmas, como: Distúrbio do Crescimento Estatural, de nutrição e do sistema neuropsicomotor.
Com essas informações, a pasta de Saúde do Município governado por Marconi Santana, terá mais facilidade em garantir de forma qualificada, tratamentos e atendimentos mais ágeis e mais adequados a essas crianças, freando de forma precoce e hábil os prejuízos irreversíveis que esses distúrbios podem causar nos pequenos, quando estiverem grandes.
Desta forma a gestão municipal, mais uma vez, sai na frente na Região do Pajeú, com a puericultura, que é a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.