O Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu na manhã desta terça-feira (28), na sede da SJDH, no bairro do Recife, as equipes da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS), que agora está integrada à sua pasta, conforme decreto do governador Paulo Câmara, publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (24). Na nova casa, os servidores apresentaram os programas que vêm sendo conduzidos pela Executiva, gerida pelo secretário Sérgio Moura.
Em pauta, a importância e os novos encaminhamentos na atuação da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e das Coordenadorias de políticas LGBT e de Igualdade Racial. “Trabalhar o diálogo, a tolerância e a defesa desses segmentos tem prevalecido em nossa gestão. Desde o governo de Eduardo Campos, os segmentos voltados para os Direitos Humanos ganharam muito e ainda vão avançar muito mais” ressaltou Eurico.Na próxima semana o gabinete da SESS deverá ser instalado na sede da SJDH. O secretário-executivo Sérgio Moura avalia como positiva a mudança. – Anteriormente a SESS era ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), à época administrada por Roberto Franca. – “A gente ganha forças para dar continuidade no trabalho, que tem como prioridade a garantia de direitos dessas populações” explica.
Com o novo organograma, a SJDH amplia os programas voltados para a proteção e promoção dos Direitos Humanos, já em andamento na SEDH, como: o Programa de Proteção a Vitimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), Programa Estadual de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos (PEPDDH), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM); Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência (CEAV), Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH), Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), Balcão de Direitos e Mediação de Conflitos.