Como parte da programação dos 153 anos de emancipação política de Salgueiro, será realizado, no próximo domingo (30), às 15h, na Câmara de Vereadores, a 15ª edição da Medalha Lucila Angelim, promovida pela Prefeitura de Salgueiro, através da Coordenadoria da Mulher. A iniciativa tem como principal objetivo, agraciar mulheres, estudantes e instituições que tenham trabalhos voltados para a defesa das causas femininas e que tenham sido indicadas pela sociedade.
Pela primeira vez, a solenidade acontecerá no Dia Nacional da Mulher. “Salgueiro foi emancipado no dia nacional da mulher, porque não empoderar uma mulher neste dia”, destacou a Coordenadora da Mulher, Patrícia Duarte.
O nome do prêmio é uma homenagem a Lucila Angelim Gomes, que foi professora, gestora da Gerência Regional de Educação e a primeira mulher a integrar a Câmara de Vereadores de Salgueiro.
A medalha será entregue ainda na categoria, crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses, concorrendo com produções textuais nos gêneros dissertativos e poesia.
As indicadas deste ano são:
Anne Ferreira (lutadora de MMA e Jiu Jitsu), indicada pelo Salgueiro Atlético Clube
Maria Alice Cordeiro da Fonseca (Feirante), indicada pelo ex-vereador Alvinho Patriota
Maria Vilani Campos Ferreira (professora e ex-coordenadora da Mulher do município), indicada por Maria Elizoneide de Carvalho
A comissão julgadora formada por, uma representante da Secretaria da Mulher de Pernambuco, uma representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Salgueiro, um representante da família Angelim, uma vereadora e um representante do poder executivo, se reunirão na próxima sexta-feira (28), para escolher as agraciadas.