Com a participação de 86.606 estudantes e professores de todo país, está sendo realizado em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro nos dias 31 de outubro a 10 de novembro a 9ª, 10ª e 11ª Jornada de Foquetes. Devido ao grande número de participantes a Jornada de Foguetes deste ano teve que ser dividida em três edições. O evento é organizado pela 10ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), e que também têm o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O objetivo da Jornada de Foguetes, é estimular o aprendizado dos jovens sobre ciências espaciais, ao colocarem a teoria em prática. Os estudantes irão apresentar os seus foguetes de garrafa PET e suas respectivas bases de lançamento. Os mesmos são movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio e, ainda, participarão de palestras ministradas por astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica. Os vencedores serão aqueles que lançarem os foguetes o mais longe possível. As equipes foram selecionadas a partir da 10ª MOBFOG, realizada junto com a 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio.
O Sertão do Pajeú foi representado pelos alunos da Escola EREM Aristaque José de Véras de Ingazeira, com a participação de três estudantes: Íris Victória de Vasconcelos, Lilia Raiany Alves da Silva e Maria de Lourdes Ferreira da Silva (todas do 1º Ensino Médio) que foram acompanhadas da Gestora da Escola, Sandra Lúcia da Silva e da Professora de Geografia coordenadora da equipe, Jean Silva Cândido Véras.
As alunas de Ingazeira fizeram sua apresentação nesta segunda-feira (07) e ficaram com segunda colocação de melhor lançamento de Foguete da 10ª Jornada que teve 25 equipes. A premiação foi entregue por Marcos Pontes/Astronauta Brasileiro. Esse ano, os campeões receberão material didático e troféus no formato do foguete brasileiro VLS. Para os vice-campeões, o prêmio será no formato do VS-40. Quem obtiver menção honrosa levará uma réplica do Sonda III.
Parabéns ao EREM Aristaque, Parabéns ao Pajeú!