O Governo do Estado deve liberar nesta quinta-feira (21) um dos pagamentos atrasados do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). Segundo o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, que também é atual presidente da Assiespe (Associação das Instituições de Ensino Superior de PE), a expectativa é que o recurso do mês de março seja disponibilizado às autarquias.
“Algumas autarquias dependem até 70% dos recursos do Proupe. Os gestores dessas instituições estão preocupados com a folha de pagamento dos servidores e fornecedores, especialmente aqueles de serviços essenciais. Está difícil pagar energia, água, internet, telefone. Com esse pagamento, não perdemos as esperanças de que o governo agilize o repasse das demais parcelas e possa até regularizar essa situação”, ressaltou Remígio.
As autarquias vêm trabalhando conjuntamente na tentativa de sensibilizar o governo para a importância do programa. Além do repasse atrasado há cinco meses, não há abertura de novas bolsas, o que contribui para que muitos estudantes desistam do sonho de cursar a faculdade.
“No início de 2015, as autarquias somavam 21 mil estudantes. Hoje, esse número é de 19 mil, o que mostra que muitos alunos estão desistindo do seu curso e outros não demonstram interesse pelo vestibular. Essa evasão pode ser causada pela instabilidade no Proupe. Muitos estudantes fizeram o vestibular ou faziam na expectativa de serem contemplados com as bolsas do programa, mas desde 2015 não há o lançamento de novos editais”, explicou.
Ao todo, Pernambuco possui 13 autarquias e cerca de 9 mil estudantes são contemplados com o programa estadual.