Home » Sem categoria » IPA APRESENTA MACROPROGRAMAS MULTISSETORIAIS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

IPA APRESENTA MACROPROGRAMAS MULTISSETORIAIS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

SARAO seminário dos “Macroprogramas Multissetoriais do Instituto Agronômico de Pernambuco – 2016/2019” será realizado na próxima quarta-feira (25/11), no auditório da sede do Instituto, das 9h às 17h. O objetivo é apresentar as diretrizes prioritárias da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), que serão executadas pelo IPA, no período de 2016/2019. Participarão cerca de 250 profissionais, entre supervisores e gerentes regionais, técnicos das estações experimentais e dos escritórios, além de representantes de entidades parceiras.

As ações do IPA serão orientadas por seis Macroprogramas Multissetoriais. São eles: Apoio a Reestruturação da Pecuária de Leite no Estado de Pernambuco; Apoio à Produção de Alimentos Básicos (grãos, raízes e tubérculos); Apoio à criação de Pequenos Animais (caprinos, ovinos, apicultura e piscicultura); Apoio ao Desenvolvimento de Sistema de Produção de Frutos e Hortaliças; Apoio à Inclusão Produtiva, Cidadania e Empreendedorismo; e Apoio à Preservação dos Recursos Naturais.

“Essa nova configuração surgiu a partir do debate, iniciado em junho, para elaboração dos Planos de Ações Municipais. A partir do entendimento de que algumas ações não têm fim em si mesmas, devido ao ganho social, foi necessário a constituição dos macroprogramas, com objetivos e metas a serem alcançados até 2019”, explica o coordenador do Núcleo de Planejamento do Instituto, Hildeberto Rodrigues. Também foi levado em consideração o conteúdo do Mapa de Objetivos Estratégicos do Governo de Pernambuco o qual norteia as principais ações do IPA.

Segundo Rodrigues, os Macroprogramas são compostos por indicadores de acompanhamento e metas, que permitirão avaliar o impacto a ser acusado no meio rural, sobretudo, junto aos agricultores beneficiários de programas governamentais. “Levamos em conta a realidade do Semiárido do Nordeste, tendo a baixa precipitação pluviométrica como regra e não exceção”, destaca Rodrigues.

As ações previstas focam na convivência com o Semiárido, aumento da produtividade agropecuária, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de inserção de mulheres e jovens no mercado. Nesse sentido, foram revisados os papéis e atribuições de todos os técnicos do IPA, os quais estão diretamente envolvidos nos programas. Para a elaboração desses macroprogramas, foram constituídas equipes multidisciplinares compostas por pesquisadores e extensionistas.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários