O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou ao Palácio do Planalto por volta das 15h40 desta sexta-feira (7) para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Antes do encontro, Mujica esteve na embaixada uruguaia em Brasília.
Ao entrar no palácio, Mujica foi abordado por repórteres a respeito da oferta de US$ 1 milhão que disse ter recebido de um xeque árabe pelo Fusca ano 1987 com o qual costuma circular pelas ruas de Montevidéu. Ele acenou mas não respondeu.
Por não se tratar de visita de Estado, Mujica não subiu a rampa do Planalto. Ele entrou por uma porta lateral, mandou “um beijo” para os brasileiros, fez fotos com servidores da Presidência e seguiu para a reunião com Dilma. Conforme a assessoria do palácio, não haverá declaração à imprensa dos presidentes.
O assunto da reunião não foi divulgado pela Presidência. A expectativa é que os presidentes discutam as transações entre Brasil e Uruguai em moedas locais, optando por não mais contabilizar o fluxo comercial em dólares.
O encontro é o segundo entre Mujica e Dilma em quatro meses. Eles se encontraram em julho, em meio à VI Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Brasília. Na ocasião, participaram do encontro como convidados líderes de países da América do Sul.