Uma existência dedicada à prática do bem, ao lado de atuações bem sucedidas em cargos públicos. Assim pode ser definida a trajetória do médico Ruy Pereira dos Santos, paraibano de Campina Grande. Na noite desta quarta-feira (05.11), a Casa Joaquim Nabuco concedeu o Título de Cidadão de Pernambuco post-mortem ao médico. A iniciativa partiu do deputado Waldemar Borges, do PSB. O homenageado morreu em 2010, vítima de um acidente de carro em Igarassu.
O deputado Adalto Santos, do PSB, presidiu a solenidade. Ele destacou que a Assembleia transmite à família de Ruy Pereira a estima e a admiração por tudo o que ele fez em prol do Estado. Waldemar Borges salientou que o Título de Cidadão é um reconhecimento às ações do médico em terras pernambucanas, sempre pautado pela luta em defesa do coletivo, com ética, honestidade e senso de justiça. A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira.
O homenageado se formou em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, mas trabalhou por toda a vida entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. No Recife, tornou-se professor da Universidade Federal de Pernambuco e, posteriormente, foi convocado para atuar em cargos públicos, como o de diretor da Fundação Nacional de Saúde.
Nesse período, promoveu a interiorização do sistema de esgotamento e a construção de barragens, que beneficiaram os municípios de Palmares e Catende, na Mata Norte. Em 1990, Pereira assumiu a Diretoria Regional de Saúde de Garanhuns, no Agreste e, entre 1993 e 1996, foi secretário adjunto de Saúde do Recife.
No Rio Grande do Norte, o médico ainda ocupou o cargo de secretário estadual de Saúde e exerceu os mandatos de vereador e prefeito do município de Serra Negra do Norte. A filha do homenageado, Eliza Brito, agradeceu a iniciativa da Assembleia e ressaltou que a memória do pai se materializa no trabalho que ele desenvolveu no Estado.Fotos:(Jarbas Araújo)