Home » Sem categoria » ESTUDO APONTA QUE 46 DOS PROFESSORES EM PERNAMBUCO TEM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIRA

ESTUDO APONTA QUE 46 DOS PROFESSORES EM PERNAMBUCO TEM MAIS DE 20 ANOS DE CARREIRA

Por meio de uma parceria entre o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da Universidade Federal de Minas Gerais, e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, foi realizado um levantamento acerca dos profissionais do Estado. No estudo “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco”, foi constatado que 46% do corpo docente das escolas municipais e estaduais têm mais de 20 anos de carreira. Ainda de acordo com os dados, apenas 15% dos entrevistados possuem menos de 10 anos na rede pública.

Entre os funcionários de escolas, 51% dos entrevistados apresentaram tempo de atuação na educação acima de 20 anos. No outro extremo, 32% têm até nove anos de trabalho na educação. Para os pesquisadores o dado é preocupante devido à iminência do período de aposentadoria para grande parte da categoria e a falta de concursos públicos que promovam o ingresso de jovens na carreira.

Em relação ao perfil sociodemográfico traçado pelos pesquisadores, foi constatado que a categoria é composta em sua maioria por mulheres, sendo 82% entre os docentes e 75% funcionários, sobretudo nos estabelecimentos que ofertam a educação infantil, onde esse percentual sobe para 94% e 80%, respectivamente. A pesquisa revela, também, que somente 29% dos docentes e 21% de funcionários se autodeclaram brancos. O estudo mostra que a idade média dos docentes é de 40 anos e dos funcionários de escola 41 anos e seis meses.

Sobre a realidade socioeconômica dos professores, 78% das mulheres entrevistadas são as principais provedoras de renda do grupo familiar. No caso dos homens ouvidos pela pesquisa, esse número chega a 87%. Em relação à formação profissional dos docentes, a pesquisa aponta que 94% dos professores ouvidos informaram ser habilitados em Pedagogia e/ou cursos de licenciatura. Além disso, 56% dos docentes alegaram possuir pós-graduação, concentrando-se em sua maioria nos cursos de especialização.

Pesquisa
O estudo “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” tem o objetivo de traçar um panorama da educação básica no estado. A pesquisa avaliou 60 unidades educacionais em 17 municípios do estado, incluindo o Recife. O estudo foi realizado em escolas estaduais, municipais e creches. Foram ouvidas 1591 pessoas, entre professores e funcionários de escolas.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *