Home » Sem categoria » BIOMA CAATINGA GANHA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO TATU-BOLA

BIOMA CAATINGA GANHA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO TATU-BOLA

Após visitas técnicas a área, reuniões de negociação, e estudos realizados, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), concluiu a proposta técnica para criação da maior unidade de conservação do bioma Caatinga, no Sertão do São Francisco. O documento prevê a transformação de 80.997,53 hectares no Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola.
Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, estará em Petrolina, onde fará a entrega oficial do documento aos prefeitos dos municípios diretamente beneficiados com a iniciativa – Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, onde está localizado o território a ser preservado. A reunião com os prefeitos será na sede da Prefeitura de Petrolina, às 9h. “Avançamos na construção da proposta técnica e, agora, é seguir o curso do processo de criação desta que será, sem dúvida, uma grande referência de preservação da biodiversidade no Estado, além de ser a primeira Unidade de Conservação do país com o símbolo do tatu-bola, legado da Copa 2014”, afirma o secretário Carlos Cavalcanti. 
Já nos próximos dias 19 e 20 de agosto, a proposta será apresentada em consulta pública nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Carlos Cavalcanti destaca, ainda, que a importância da criação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola, consiste no fato de que o bioma Caatinga apesar da sua importância ambiental, social e econômica para o desenvolvimento da região, tem sofrido uma acelerada degradação. E a criação dessa unidade de conservação, além de se constituir a maior área protegida do Estado será a primeira na Região do São Francisco e possibilitará uma série de ações com vistas à recuperação e proteção do bioma.

Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários