Um cano estourado em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, abriu uma cratera nesse fim de semana. Com a água que alaga a cratera, crianças do Bairro Timbaúba o usam como piscina e aproveitam o local para se divertir. A Cagece alerta as crianças de que entrar no buraco é inseguro.
“Na minha casa não tem água então eu vim tomar banho de piscina”, diz o estudante Caio Ferreira, de nove anos. “É uma situação absurda. A gente sem água, e as crianças correndo risco”, afirma Edmar Ferreira.
Os moradores do bairro se dizem indignados porque, além da cratera aberta, falta água na torneira da vizinhança. A população diz que o problema é recorrente e já cobrou do poder público os reparos, mas não tiveram resposta. “Já liguei 10 vezes para a Cagece, mas ele não ajeitam nem os dois vazamentos mais antigos nem esse agora”, afirma Iracema.
Além da falta de água no bairro, a cratera dificulta o trânsito na Rua Rui Barbosa, onde os veículos trafegam lentamente. “Um carro passando aqui à noite é perigoso. Ele nem vê o buraco e corre o risco de cair. É um descaso”, diz o motorista João Paulo Ribeiro.
Maurício Barbosa, coordenador de Suporte Técnico da Cagece, diz que o problema ocorreu por o trecho da tubulação estourada sofre uma pressão muito forte e teve um rompimento na noite de sábado (26). “A gente foi lá no sábado, mas a situação não oferecia condições de trabalho”, diz. O coordenador diz que na tarde desta segunda-feira (28), a equipe retornou ao local e tenta fazer os reparos.
A previsão da Cagece é que a tubulação seja reparada ainda nesta segunda-feira, e a água retorna a casa dos moradores progressivamente ao longo do dia.