Em reunião do diretório nacional do PT, nesta sexta-feira, o presidente do partido, Rui Falcão, afirmou, de acordo com participantes, que a eleição presidencial deste ano será “difícil”, mas que as pesquisas eleitorais ainda são favoráveis à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ele conclamou a militância a ir para as ruas e superar a campanha de 1989, a primeira de Lula, em termos de mobilização e emoção.
O diretório nacional aprovou uma resolução delegando à Executiva Nacional, que se reunirá na próxima semana, as decisões sobre as eleições deste ano no tocante à formação de chapas, especialmente nos estados de Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Embora o Rio não esteja citado, a intenção do candidato do PT ao governo do Rio, senador Lindbergh Farias, de fazer uma aliança com o PSB do presidenciável Eduardo Campos está causando polêmica na cúpula do partido:
“Palanque para o Eduardo (Campos) a gente não vai dar de jeito nenhum. Eu acho inviável”, afirmou o secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo.
Pelo segundo dia seguido o presidente do PT deixou reunião no partido para se encontrar com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. Eles discutiriam o discurso da presidente na convenção nacional do PT, neste sábado, na qual será oficializada a candidatura à reeleição, além de analisarem a conjuntura política e estratégias eleitorais.
O ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), ex-presidente do PT, participa da reunião do diretório nacional do partido.
Nesta sexta-feira, o senador Lindbergh Farias (PT), candidato ao governo do Rio, anunciou vai receber o apoio do PSB do pré-candidato à Presidência Eduardo Campos. No entanto, o petista afirmou que o seu palanque será exclusivo da presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição.
Lindbergh anunciou ainda que o deputado federal Romário (PSB) disputará o Senado em sua chapa. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) deve tentar a reeleição, assim como Miro Teixeira, que desistiu nesta quinta-feira de concorrer ao governo do estado. Romário e Lindbergh vão oficializar a aliança nesta tarde, na sede do PSB, no Centro do Rio. (Agência O Globo)