Home » Sem categoria » PMDB DA CÂMARA QUER REVER ALIANÇA COM PT E ANUNCIA ‘INDEPENDÊNCIA’

PMDB DA CÂMARA QUER REVER ALIANÇA COM PT E ANUNCIA ‘INDEPENDÊNCIA’

Após se reunir a portas fechadas nesta terça-feira (11), a bancada do PMDB na Câmara anunciou “independência” em relação ao governo e decidiu que apoiará a convocação da Executiva Nacional da legenda para “reavaliar” a atual aliança com o PT.

O PMDB, que detém a segunda maior bancada da Câmara (75 deputados) depois do PT (87), entrou em rota de colisão com o governo devido às divergências entre as duas siglas sobre as alianças regionais para a eleição deste ano e à demora para a conclusão da reforma ministerial – a presidente Dilma Rousseff resiste à reivindicação de ampliação do espaço do partido, que atualmente comanda cinco ministérios (Agricultura, Minas e Energia, Previdência, Turismo e Aviação Civil).

Documento lido durante a reunião dos deputados da legenda afirma que os parlamentares vão “exortar o partido a convocar sua Executiva para debater a atual crise política, com vistas a reavaliar a qualidade da aliança com o PT e adotar providências visando fortalecer o PMDB”.

De acordo com o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), a posição foi apoiada pela maioria dos integrantes da sigla. “A bancada quer discutir a qualidade da aliança. Mas a decisão é da convenção nacional”, disse Cunha.

Para a convocar a convenção, é necessário que pelo menos 11 diretórios regionais do PMDB assinem documento solicitando o encontro. Na reunião desta terça da bancada, deputados peemedebistas relataram que estão se articulando nos estados para colher assinaturas para fazer a convenção.

Eduardo Cunha disse que “discutir” não significa necessariamente romper com o PT, mas, de acordo com o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), “a maior parte da bancada – 80% – quer o rompimento”.

“Não cabe à bancada decidir ou não [se a aliança deve continuar]. Esse debate passa pela Executiva Nacional e depois pela convenção nacional. O que a bancada quer é debater”, disse o líder do PMDB.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários