Construções de barragens subterrâneas e açudes, poços artesianos, revitalização da bacia do Rio Moxotó, além da implantação na Rede Municipal de Educação, de forma transversal, de matérias relacionadas à proteção e defesa civil foram algumas das propostas eleitas na 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sertânia. O evento, realizado na última quarta-feira (16), no auditório do Colégio Estadual Olavo Bilac, no centro da cidade, teve a participação de representantes da sociedade civil, conselhos, comunidade científica e poder público.
“O principal objetivo da Conferência foi promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas municipais relacionadas à Defesa Civil. As propostas discutidas e aprovadas vão fazer do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil”, afirmou o Secretário de Agricultura, Cícero Paulo, que presidente a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC.
O resultado da discussão realizada em Sertânia será levado para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil (2ª CEPDC), que será realizada nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional. A etapa estadual vai eleger propostas e delegados à Conferência Nacional, prevista para acontecer em Brasília, no mês de maio deste ano.
Delegados – Durante a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sertânia foram eleitos cinco delegados, com respectivos suplentes, para representar o município na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil (2ª CEPDC), que será realizada nos dias 28 e 29 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco. São eles: Cícero Paulo Sampaio, secretário de Agricultura e presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil; João Henrique Lúcio de Souza, secretário de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo; Izidoro Simões, Associação Cultural de Sertânia, Mariza Valéria Silva Batista Vaz , Secretária de Educação e Suely Souza, do Sindicato dos Servidores Municipais.