O Projeto de Integração do Rio São Francisco registra novo aumento no número de trabalhadores contratados. São 9.186 pessoas em ação e 2.736 máquinas em atividades nos canteiros, que ficam nos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. Mais de 5.070 profissionais atuam nas obras do São Francisco em Pernambuco.
A construção do Projeto representa 477 quilômetros lineares de dois canais e outras estruturas. A obra está na lista as maiores em execução no mundo e inclui a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.
Em Pernambuco, serão 18 reservatórios construídos ao longo dos canais para acumular água e garantir a segurança hídrica da região, que possui períodos de estiagem cíclicos. Além das novas construções, reservatórios tradicionais, como o de Juá e o Açude Poço da Cruz, serão beneficiados pelo Projeto de Integração do São Francisco.
Ao longo dos eixos Norte e Leste, nove aquedutos vão possibilitar a passagem da água sem o obstáculo de vales e depressões. As estruturas são semelhantes a viadutos, utilizados apenas para canalizar a água.
No total, o empreendimento vai levar água a uma população estimada em 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Todo o nosso esforço é para concluir a obra em 2015”, afirma o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que acompanha a execução das obras em visitas periódicas aos canteiros.
Conheça mais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco no endereço:
http://integracaosaofrancisco. gov.br.
http://integracaosaofrancisco.