
Recém indicado pelo Papa Francisco para cardeal, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta afirmou nesta quarta-feira (22) que o sistema prisional no Brasil é uma questão “mal resolvida” e que as cadeias não conseguem reeducar as pessoas. Dom Orani falou com jornalistas após se reunir a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
“Acho que essa é uma questão mal resolvida em nosso país. Por mais que tenha novos presídios, novas tentativas, ainda não conseguimos fazer com que as pessoas sejam reeducadas, tenham uma maneira de convivência e possam voltar a sociedade”, disse. Ele relatou que os bispos no Maranhão estão preocupados com essa situação, mas que essa é uma questão para todo o país.
Dom Orani foi agradecer Dilma pelas manifestações da presidente após ele ter sido indicado a cardeal pelo Papa Francisco. Ele também convidou Dilma para participar do consistório, cerimônia na qual assumirá a nova função, que acontecerá entre os dias 22 e 23 de fevereiro, no Vaticano.
Dilma havia parabenizado Dom Orani pelo Twitter, quando disse ter recebido com alegria a notícia e, posteriormente, em uma mensagem gravada para a Rede Vida.
