
A festa de Raissa
Na matéria de hoje, estamos mais para Colunista Social do que para cronista, e, com a permissão dos queridos leitores desse Blog, vamos fugir um pouco das crônicas rotineiras, para expressarmos a satisfação que sentimos no último final de semana, quando estivemos em Belém do Pará prestigiando as solenidades de formatura da nossa querida Raissa, filha do meu amigo/irmão e colaborador deste Blog, Ademar Rafael e sua esposa Helaine, pessoa simpaticíssima e de uma cordialidade a toda prova.
A festa, apesar de toda sua exuberância, foi marcada pela simplicidade dos convidados e pela harmonia existente entre os que ali se fizeram presentes. E não era para menos. Pelo que pudemos observar, acreditamos que os convidados foram escolhidos com muito critério, pois os que não eram parentes da formanda apresentavam um estreito relacionamento com a família, como ocorreu comigo e com minha esposa.
Na lista dos convidados podemos enumerar pessoas como Alan (formando e namorado da Raissa), sua genitora Dirce, seu tio Jaime e outros amigos da família; Flávio Germano, esposa e filhos, que vieram de TeresinaPI; Wilson e Conceição, de LinharesES; Humberto/Ângela, Rafael, Bruna/Guto e filhos, do AraripeCE; Heliane, Hélida, Viviane, Paulo e Jeferson, de JuazeiroCE; Jane, “Zé Fera”, Karan, Junqueira, Viviane, Tanira, Tereza, Priscila, Lorena, Roque, Anauara e Sandra de MarabáPA; Adailto e Romy de SalgueiroPE; Charles e Gisele de Caruaru PE; Alcides e Márcia de FortalezaCE; Sr. David Soares e Aparecida de Afogados da Ingazeira PE e, ainda, a prima da formanda, Regina Athalys, com seus dois filhos, Daniel e Artur, a avó, D.Corina Rafael, a tia, Ana Rafael, dentre outros.
Destacamos, entre os parentes da Raissa, a avó Corina Rafael, de 89 anos e o primo Joaquim, de apenas 02 aninhos, que viajaram cerca de 2.000km para prestigiarem o evento.
Se formos falar sobre as festividades, iremos cometer o chamado erro de redundância, ou “chover no molhado”, como costumamos dizer, mas, não podemos deixar de ressaltar o brilhantismo que presenciamos na solenidade de Colação de Grau (23.01) no auditório da Universidade Federal do Pará, e no Baile de Formatura, que aconteceu na sexta feira (24.01), na Assembleia Paraense. As festividades contemplavam as turmas A e B, num total de 68 doutores em Medicina, que, como bem disse o reitor da Universidade Federal do Pará: “Se o Brasil está precisando de mais médicos, nós os estamos entregando à sociedade e, a partir de agora, eles terão a responsabilidade de exercer com zelo e dedicação a profissão que tanto almejavam, dando as suas contribuições a esse imenso país, carente de profissionais numa área tão importante”.
A verdade é que tivemos 04 dias de muita alegria, paz e um sentimento de irmandade entre as famílias que ali se encontravam. A festa era da Raissa, mas todos nós participamos e nos sentimos como se estivéssemos em nossos próprios lares. Voltamos ao Recife no domingo (26.01) e a última coisa que temos a fazer é agradecer ao casal Ademar e Helaine, aos amigos que fizemos, à formanda e ao seu irmão Sávio, e pedir a Deus que ilumine os caminhos da doutora, que já se prepara para a sua residência em Pediatria, no estado de São Paulo.
Nossos sinceros parabéns, não somente para a Raissa, mas para todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para tão importante realização, aí incluídos os incansáveis batalhadores Ademar e D. Helaine, que não cabiam em si de tanta felicidade.
Danizete Siqueira de Lima.
RecifePE 27 de janeiro de 2014.
