O Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (6) que a ida da presidente Dilma Rousseff ao funeral de Nelson Mandela na África do Sul foi antecipada do dia 14 de dezembro para o dia 10. De acordo com a assessoria da presidente Dilma Rousseff, a mudança se deve a uma alteração no protocolo estabelecido pelo governo sul-africano.
Segundo o Planalto, a previsão inicial, do dia 14, tinha sido feita com base no protocolo estabelecido ainda quando Mandela estava internado, entre junho e setembro. Nesta sexta-feira (6), no entanto, o governo sul-africano enviou uma circular a todas as embaixadas com sede no país informando a nova programação.
Segundo o documento, o dia reservado aos chefes de Estado, agora, é a próxima terça-feira (10). Eles foram convidados a participar de uma missa fúnebre oficial no Estádio FNB, em Johanesburgo. A previsão de ida de outros presidentes também pode mudar.
De acordo com a assessoria do Planalto, ainda não há previsão para a data de partida da presidente. Eles informaram também que a Chancelaria da África do Sul convidou os embaixadores de todos os países com representação lá para comparecerem na sede do órgão, onde serão dadas novas informações a respeito do protocolo.(G1.COM)