A secretária de Saúde de Sertânia Drª Tatiane Mindêlo, participou do V Seminário do COSEMS-PE (Colegiado dos Secretários de Saúde de Pernambuco), que foi realizado no auditório do Hotel Serrano, na cidade de Gravatá. Representando as cidades da VI GERES-Regional de Saúde, estiveram presentes além da médica Tatiana Mindêlo; de Arcoverde, a Cirurgiã-Dentista Andréia Brito e de Venturosa, a Assistente Social Valdijane Bezerra.
O V Seminário do COSEMS-PE teve início com uma mesa discutindo o tema: Judicialização da Saúde: Problema ou solução?
A primeira exposição foi de Dr. Paulo Roberto Lapenda Figueiroa – Promotor do Ministério Público de Pernambuco (Representando o Procurador Geral de Justiça). Em sua fala destacou que o Ministério Público deve ser visto como parceiro dos municípios e não apenas como determinador de ações e a importância da judicialização na saúde ser efetiva, mas apenas na medida em que seja necessária. Segundo Dr. Paulo Figueiroa o Ministério Público de Pernambuco estará junto aos gestores municipais criando condições de evitar o excesso de judicialização que vai de encontro aos princípios do SUS.
Para a Secretária de Saúde de Sertânia, a médica Drª Tatiana Mindêlo, “o encontro serviu para estreitar as relações entre o Ministério Público e os gestores de saúde municipais, o diálogo entre esses órgãos é fundamental para que possamos caminhar rumo a uma saúde pública de qualidade em Sertânia”, destacou a secretária. Entre os temas discutidos no encontro, estão o programa Mais Médicos, a judicialização da saúde e as perspectivas de financiamento do SUS. (Ascom – Sec. Saúde de Sertânia)