O Promotor Lúcio Luiz, Coordenador da 3ª Circunscrição do Ministério Público, compareceu à audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Iguaraci, na última sexta-feira (13), com o apoio da Prefeitura, a qual também teve um propósito de discutir a segurança naquele município.
Na audiência, foi debatida intensamente a questão, tendo sido colocado por diversos oradores que a situação é muito grave e o medo da população de Iguaraci tem aumentado, especialmente após o último latrocínio ocorrido com o comerciante da cidade.
Em sua fala, o Promotor Lúcio fez uma provocação aos presentes e questionou : “cidadãos e cidadãs de Iguaraci, vocês querem segurança? mas pergunto eu, o que vocês estão fazendo em prol da mesma?”. Disse isso, complementando que, segundo o Art. 144 da Constituição Federal, a segurança pública é um dever do Estado, mas é um direito e responsabilidade de todos.
Falou, ainda, que a violência e a insegurança são problemas complexos que não é apenas com polícia e armas que se vai resolver, mas sobretudo com investimentos em educação e na melhoria da qualidade de vida do povo. Entretanto, numa perspectiva emergencial e imediata, não há como deixar de reconhecer a necessidade de aumento do efetivo e aperfeiçoamento da estrutura das Polícias no Pajeú.
Destacou o esforço que vem sendo feito ao longo de anos para instalação e estruturação do 23º Batalhão e da Delegacia Regional e informou a realização das reuniões dos dias 4 e 11 de setembro, onde os Promotores do Pajeú se juntaram com as Polícias para definir prioridades a serem reivindicadas do governo do Estado.
Foi dito que são necessários cerca de 230 homens para PM e 20 agentes e 5 delegados para a Polícia Civil, além de viaturas e motos para ativar mais 3 guarnições da ROCAM. Foi colocada, também, como prioridade pelo Dr. Lúcio a reativação do destacamento de Jabitacá, entre outros destacamentos, na AIS-20, além de colocação de guarnições com 4 homens/dia nas 8 cidades que atualmente só tem 2 homens/dia.
Finalmente, os presentes aprovaram o encaminhamento definido na reunião do dia 11 de Setembro, no sentido que cada Prefeito das 12 cidades mobilize suas instituições para assinar, até o dia 20 de Setembro, o documento reivindicando tais melhorias ao Governo do Estado, as quais deverão ser apresentadas aos Secretários da Casa Civil, da Casa Militar, de Defesa Social e do Planejamento com a vinda dos mesmos ao Pajeú ou, no Recife, por meio de comissão ampla de representantes da Região.