Home » Sem categoria » DEPUTADO APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR QUE FACILITA APOSENTADORIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

DEPUTADO APRESENTA PARECER FAVORÁVEL AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR QUE FACILITA APOSENTADORIA DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 277/2005, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, deu parecer favorável à aprovação do projeto que reduz os limites de idade e de tempo de contribuição à Previdência Social para a aposentadoria de deficientes físicos.
O parlamentar apresentou requerimento em Plenário e solicitou prioridade para esta matéria ser votada, o que ocorreu na última quarta-feira (17).

O deputado ressaltou a importância do projeto. “A pessoa especial que vive na cadeira de roda, por exemplo, tem que se esforçar o dobro da pessoa que tem sua capacidade física normal. Então, nada mais justo que a gente diminua o seu tempo de serviço para a aposentadoria. Este projeto é de grande importância, pois irá beneficiar muitas pessoas com deficiência em todo o Brasil”, explicou.

A proposta segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação do PLP os homens com deficiência passam a se aposentar com 60 anos, ao invés dos atuais 65. Já para as mulheres, a idade mínima será de 55 anos, ante os 60 exigidos na aposentadoria comum. No entanto, em ambos os casos, será necessário um tempo mínimo de 15 de anos de contribuição e a comprovação da existência da deficiência por igual período.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários