Home » Sem categoria » JOSÉ DIRCEU DEIXA SUPERINTENDÊNCIA DA PF PARA VIAJAR A CURITIBA

JOSÉ DIRCEU DEIXA SUPERINTENDÊNCIA DA PF PARA VIAJAR A CURITIBA

dirceu2O ex-ministro José Dirceu deixou a superintendência da Polícia Federal (DF) em Brasília no início da tarde desta terça-feira (4), conduzido por agentes federais, para embarcar para Curitiba, onde estão presos os demais investigados pela Operação Lava Jato. A previsão é que a aeronave da PF que levará Dirceu para a capital paranaense decole do aeroporto Juscelino Kubitschek por volta das 14h.

O ex-chefe da Casa Civil foi preso em casa, nesta segunda (3), por ordem do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Dirceu é suspeito de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Inicialmente, a Polícia Federal pretendia levar o ex-ministro ao Paraná já nesta segunda-feira, porém, como foi necessário aguardar autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para transferi-lo, a corporação optou por conduzi-lo somente nesta terça. Ele será transferido em um jato da PF para evitar eventuais riscos de segurança em um voo comercial.

O comboio da PF que conduziu Dirceu deixou a superintendência do Distrito Federal por volta das 12h45. Ele deixou o prédio escoltado por dois policiais e foi para o hangar da Polícia Federal no aeroporto de Brasília.

O aval para José Dirceu ser transferido para Curitiba, sede das operações da Lava Jato, foi dado na noite desta segunda pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo. A mudança do local da prisão dependia da autorização de Barroso porque o magistrado é o relator das execuções penais do processo do mensalão do PT. Condenado por corrupção ativa no caso, o ex-chefe da Casa Civil atualmente cumpre prisão domiciliar na capital federal.

Na tentativa de manter Dirceu em Brasília, a defesa do ex-ministro protocolou um pedido no STF alegando que, desde que soube que era investigado, o petista se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos e, que a exemplo de presos condenados, poderia passar o tempo de prisão preventiva perto de familiares. Para o advogado Roberto Podval, que representa o petista, o ex-chefe da Casa Civil é um “bode expiatório”, e a prisão é “política”.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments