Home » Sem categoria » 13ª MEDALHA LUCILA ANGELIM RECONHECE MULHERES QUE CONSTRUÍRAM A HISTÓRIA DE SALGUEIRO

13ª MEDALHA LUCILA ANGELIM RECONHECE MULHERES QUE CONSTRUÍRAM A HISTÓRIA DE SALGUEIRO

SALComo parte da programação dos 151 anos de emancipação política de Salgueiro, realizou-se, neste sábado (26), na Câmara de Vereadores, a 13ª edição da Medalha Lucila Angelim, promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher.

Na categoria pessoa física quem recebeu a Medalha foi a professora Maria Alinita de Veras Santos, indicada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae pelos trabalhos prestados na área da educação do município. A homenageada agradeceu pela condecoração e relembrou os colegas de profissão que marcaram a sua carreira, as escolas pelas quais passou, além da chegada a Salgueiro, na década de setenta, ao lado do marido, também professor, e dos sete filhos. Ainda, de acordo com ela, ficou a plena certeza do cumprimento da sua missão, na terra. “Saio daqui convicta que o nosso município será sempre grato a essa mulher [Lucila Angelim] que foi uma grande educadora, amiga e conselheira”, concluiu.

SAL1Receberam a medalha, na categoria instituição, as irmãs da Congregação das Carmelitas da Caridade de Vedruna, com um histórico de 28 anos de atuação, em Salgueiro, acolhendo jovens aspirantes à vida religiosa e formando lideranças. A indicação foi feita pela Sociedade São Vicente de Paulo. “Salgueiro marcou a todas nós que passamos por aqui. É uma grande alegria saber que as sementes que plantamos deram frutos, assumindo o carisma da Irmã Joaquina de Vedruna”, disse irmã Dolores Fernandes Alonso. A irmã definiu o carisma como o serviço de lutar pela justiça, paz e fraternidade.

Para o prefeito Marcones Libório de Sá, a Medalha Lucila Angelim reporta a história do município que, na próxima quinta-feira (30), faz 151 anos de emancipação política, pela ação de uma mulher, dona Quitéria, que, em desespero pelo sumiço do filho, faz uma promessa. “Esse prêmio quando reconhece uma mulher, reconhece não só a luta, mas um processo de muitas mulheres que passaram despercebidas, no anonimato, mas que foram importantes na construção dessa cidade”.

SAL2A comenda foi criada pela lei nº 1379/2002, durante a gestão de Creuza Pereira, com a proposta de reconhecer a importância da mulher na sociedade e ações coletivas voltadas para a superação do preconceito e da desigualdade de gênero. Lucila Angelim foi professora da rede estadual de ensino de Pernambuco, a primeira mulher eleita vereadora, em Salgueiro, e gerenciou a Supervisão Regional de Educação, durante 16 anos.

Estiveram presentes na solenidade, além do prefeito e equipe de Governo, os vereadores Pedro de Compadre, presidente da Câmara Municipal; Hercílio Carvalho, Raimunda Barros, Zé Carlos e Fátima Carvalho; a coordenadora regional do Pajeú, representando a Secretaria Estadual da Mulher, Salete Gonzaga; a representante do Conselho Municipal da Mulher, Maria Aparecida de Sousa; e as representantes da Apae e da Sociedade São Vicente de Paulo, Antonia Pires da Luz Barros e Maria Gorete Marins.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments