Quaresma, qual o seu significado?
Findo o Carnaval chegamos à quarta feira de cinzas e ali se inicia o período quaresmal que se estenderá até o Domingo de Ramos, o qual relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, a fim de se cumprir o que havia sido profetizado.
Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus. A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a igreja católica marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos ensina a viver esse período como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Portanto, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna, Cada dia, durante a nossa vida, devemos retirar dos nossos corações o ódio, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. É um período onde aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar a nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressureição.
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número 40 na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, dos 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Lembramos que a Igreja Católica aproveita esse período para lançar o tema da Campanha da Fraternidade e que, neste ano, o tema se relaciona com a defesa do meio-ambiente, vez que a humanidade não vem dando a devida atenção e o planeta Terra agoniza.
Por último, aproveitamos para desejar a todos os nossos leitores que as bênçãos divinas cubra-os de humildade e sacrifício para que possamos ter uma Páscoa bem mais fraterna na divisão e partilha do bem com os nossos irmãos menos favorecidos. Esperamos que essa matéria além de cumprir o ritual semanal com o blog, possa servir de reflexão – não só durante a Quaresma – mas durante toda a nossa existência para que possamos viver em uma sociedade mais fraterna e humanamente mais justa.
Danizete Siqueira de Lima – Afogados da Ingazeira-PE – março de 2017