Home » Sem categoria » Diogo Moraes e Fábio Aragão solicitam convênios com a Secretária Estadual de Saúde

Diogo Moraes e Fábio Aragão solicitam convênios com a Secretária Estadual de Saúde

Nesta quarta-feira (7), o Deputado Estadual Diogo Moraes participou de uma reunião com doutor Humberto Antunes, secretário executivo de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde de Pernambuco, acompanhado do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão. Na ocasião, foram apresentadas solicitações para ampliar o atendimento em saúde para a população, como o pedido de celebração de convênio com o município para manutenção das unidades de atenção à saúde, a fim de propiciar condições adequadas de infraestrutura e de recursos materiais através da aquisição de medicamentos e insumos. Também estiveram presentes a secretária municipal de saúde, Livia Borba e o secretário executivo de projetos especiais, Magno Cumaru, além do chefe de gabinete da SES, Eduardo Flório.

De acordo com o deputado Diogo Moraes, na contramão do que vem sendo realizado na gestão federal da saúde pública, em Pernambuco os esforços para ampliar a estrutura de saúde pública têm sido concretos e assertivos. Para o parlamentar, apesar da grave crise de saúde, o diálogo e a construção de soluções se mostram um ponto fora da curva. “Trouxemos demandas importantes para assegurar à população de Santa Cruz do Capibaribe uma boa estrutura nos equipamentos de saúde. Pedimos ao secretário executivo de gestão estratégica, Dr. Humberto Antunes, a celebração de um convênio que poderá beneficiar a população com mais recursos para medicamentos e insumos. Além disso, também abordamos a criação de um Centro de Parto Natural, onde as gestantes poderão contar com um equipamento exclusivo para seus bebês nascerem”, destacou Moraes.

Segundo o parlamentar, também foi discutida a celebração de outro convênio com objetivo de agregar à rede pública de saúde municipal leitos pertencentes a um hospital privado do município. “A princípio, neste momento de pandemia, estes leitos seriam destinados à pacientes COVID-19. Posteriormente, o convênio poderia ser renovado para a realização de cirurgias e procedimentos. Hoje, com o aumento no número de casos de COVID-19, algumas pessoas têm precisado se deslocar para a capital em busca de atendimento. Com essa proposta, queremos mais comodidade e segurança para os santa-cruzenses, além de ajudar a desafogar os demais hospitais do estado”, explicou Diogo Moraes.

O prefeito Fábio Aragão aproveitou a reunião para detalhar os desafios encontrados na gestão municipal, que passou dos 90 dias recentemente. “Só o município conta com cerca de 110 mil habitantes, sem falar da população flutuante e os usuários de distritos das cidades vizinhas. Em um cálculo rápido, são cerca de 220 mil usuários na saúde municipal. Esta conta não fecha redonda se não puder contar com o suporte do Governo Estadual. E sabemos que com a sensibilidade que o Governo Estadual tem, sem falar da atenção de sempre com o Polo de Confecções do Agreste, vamos conseguir construir os convênios e estruturar a saúde de Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou o gestor municipal.

O secretário executivo Dr. Humberto Antunes falou sobre a atual rede de hospitais de Pernambuco e detalhou como funciona o gerenciamento regional. Segundo o secretário executivo, está sendo construído um planejamento regional integrado, onde serão aferidas as necessidades dos municípios. Na reunião, o secretário executivo falou da possibilidade de realizar os convênios com a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, sendo necessário apenas conferir dados e convênios anteriores do município. Uma reunião será agendada e divulgada em breve para alinhar detalhes da parceria.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments