Home » Sem categoria » DETRAN-PE cria material pedagógico para desmistificar a Prova Prática de Direção Veicular e reduzir a ansiedade do candidato à Primeira Habilitação

DETRAN-PE cria material pedagógico para desmistificar a Prova Prática de Direção Veicular e reduzir a ansiedade do candidato à Primeira Habilitação

Os instrutores de trânsito são responsáveis pela formação de condutores em todo Estado. Com calma, paciência e didática, estes educadores do volante ajudam a tornar o trânsito mais gentil. A regulamentação da profissão foi através da Lei Nº 12,302, de 02 de agosto de 2010, e contribuiu para o aumento do nível de segurança no trânsito e para a qualidade dos serviços prestados aos usuários dos Centros de Formação de Condutores – CFC, pois é o instrutor quem vai apresentar o veículo ao aluno e ensiná-lo a dirigir, ou seja, todo o processo de formação, atualização e reciclagem de condutores vai ser conduzido por esse profissional.

Com objetivo de atualizar cada vez mais os instrutores dos CFC’s e, consequentemente, a formação de novos condutores mais responsáveis no trânsito, a Coordenadoria de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Gerência de Produção Pedagógica, produziu o Manual de Orientações para Instrutores de Trânsito e Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categorias “ACC, A e ou B”.

Conforme informou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, o Manual é um instrumento que visa orientar o processo avaliativo do Exame de Prática de Direção Veicular – EPDV, do DETRAN-PE. O documento foi pensado e elaborado a partir das necessidades apresentadas pelos instrutores de trânsito e candidatos a primeira CNH. Com relação aos critérios adotados durante a realização do EPDV, o manual que é totalmente ilustrado, tem como foco possibilitar o conhecimento das práticas avaliativas adotadas para realização do EPDV, contribuindo para o aperfeiçoamento do desempenho das atividades dos instrutores de trânsito e proporcionando ao futuro condutor um melhor preparo, assim como colaborar na diminuição da ansiedade enfrentada no momento da avaliação. Esse instrumento vem desmistificar a concepção que muitos possuem sobre o EPDV do DETRAN-PE ser algo difícil e reprobatório.

O manual que mostra todas as etapas antes, durante e depois da realização da Prova Prática, está disponível para download no site www.detran.pe.gov.br, no menu Educação e na seção “Capacitações e materiais pedagógicos”, além das informações de Vestuário indicado para a realização da Prova Prática; Monitoramento da Prova; Direitos e deveres de quem está sendo avaliado; Como funciona a Prova Prática em casos especiais como gestantes e pessoas com deficiência; Descrição do circuito da Prova Prática e da sinalização contida no percurso; Etapas da Prova Prática e tempo-limite de realização; Detalhamento das faltas cometidas durante a Prova Prática; e Como ter acesso a imagens da Prova Prática e recorrer do resultado.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments