Home » Sem categoria » Psicologia em foco

Psicologia em foco

Vamos conversar sobre depressão?

Com a pandemia do coronavírus a saúde mental das pessoas vem sendo afetada. No último dia 10 deste mês, Dia Mundial da Saúde Mental, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou uma nota informativa sobre o aumento de fatores de risco para o suicídio durante a pandemia de COVID-19.

Estudos recentes apontam para um aumento da angústia, ansiedade e depressão e a Organização Mundial da Saúde estima que mais de 300 milhões de pessoas sofram com esse adoecimento no mundo.

A depressão é causada por uma interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais e diferente do que a maior parte das pessoas imagina, ela não está relacionada necessariamente aos sentimentos de tristeza. A pessoa com depressão normalmente sente uma queda na energia, cansaço, indisposição, pensamentos mais lentos, desmotivação, desânimo, desesperança e angústia. É importante pontuar que a depressão pode agravar e gerar uma morte por suicídio.

Contudo, a depressão tem tratamento, o suicídio pode ser evitado e para isso é importante buscar os profissionais capacitados. O tratamento para a depressão é realizado através de psicoterapia e em alguns casos há a necessidade, também, de acompanhamento psiquiátrico. O psicólogo e o psiquiatra são os profissionais capacitados para ajudar e tratar de pessoas que apresentam quadros de depressão.

Fique atento aos sintomas e em caso de dúvidas procure um profissional que possa esclarecer suas dúvidas e ajudar você caso haja necessidade.

Janaína M. G. Fonsêca Tolêdo, Psicóloga Clínica – CRP 02/ 16 532. Janaína é Especialista em Saúde Mental, Mestra em Hebiatria e Terapeuta EMDR. Instagram @jana.psi


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments