Home » Sem categoria » Prefeito de Iguaracy inaugura Unidade Básica de Saúde na Comunidade da Caatingueira .

Prefeito de Iguaracy inaugura Unidade Básica de Saúde na Comunidade da Caatingueira .

A comunidade da Caatingueira amanheceu nesta quinta-feira (13) em clima de festa e de muita alegria, pois a UBS era uma necessidade da comunidade e dos sítios vizinhos. Os atendimentos disponíveis no antigo posto eram insatisfatórios em relação as necessidades da população. Desde que assumiu a gestão, a atual administração municipal já tinha o interesse de transformar o Posto de Saúde em UBS, porém, a tarefa não seria nada fácil, pois além da autorização do Ministério da Saúde, havia a necessidade de toda uma estruturação em profissionais e equipamentos para realizar o sonho.

Os profissionais que atuarão na UBS são compostos por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, dentista, técnico em saúde bucal, auxiliares de serviços gerais e agentes de saúde entre outros. A equipe estará capacitada para resolver a maior parte dos motivos que levam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos a procurarem um médico.

Através da UBS, a população poderá ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Veja alguns serviços que serão oferecidos:
– Fazer curativos
– Fazer inalações
– Tomar vacinas
– Coletar exames laboratoriais
– Ter tratamento odontológico
– Receber medicação básica
– Ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Além da entrega da nova UBS, a atual gestão já havia feito a entrega também de uma ambulância, que está sendo utilizada para o deslocamento dos pacientes da comunidade quando necessário, além de também servir aos profissionais em suas visitas domiciliares a pacientes acamados. A gestão pretende ainda melhorar o espaço físico da unidade para melhor acomodar os profissionais e a população.

Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo de um posto avançado como este da Caatingueira é de atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.(Fotos e Informações ASCOM)

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments