Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

A MULETA DOS APROVEITADORES

Por: Ademar Rafael

Que a economia brasileira, antes da pandemia da COVID-19, vinha andando em passos de tartaruga qualquer pessoa sensata tem obrigação de reconhecer. Que a imposição do isolamento social, também conhecido como quarentena, fez estrago numa economia inerte como a nossa também é fato que jamais pode ser ignorado.

Agora que os incompetentes e os aproveitadores lançarão mãos e pés do assunto COVID-19 para pressionar o governo por medidas em seu favor também será constatado no curto, médio e longo prazo.

Nossa criminosa cultura de particularizar os lucros e socializar os prejuízos será aplicada – por muitos meses, talvez até anos -, até a exaustão pelo grupo que sempre conseguiu da União, dos Estados e dos Municípios recursos para neutralizar a incompetência, o individualismo e falta de compromisso com o coletivo.

Nunca perderei a capacidade de sonhar com um país onde cada um, com os recursos disponíveis, possa contribuir com um projeto de nação. Neste quesito temos que incluir a classe política de todas as camadas: União, Estados e Municípios. Este pessoal sempre atirou com pólvora alheia, cujo ônus sempre ficou para os cofres públicos.

Espero não partir para outra dimensão sem ver em nosso Brasil um projeto onde o sacrifício coletivo não seja somente de quem mais sofre, dos menos afortunados e carentes de ajuda.

Por não gostar desta história de elite “x” ou “y” e ter ouvido muito o discurso falso de “deixar o bolo crescer para depois dividir”, sugiro: Vamos colocar fermento juntos, vamos usufruir dos benefícios do crescimento e criar reservas para horas de dificuldades com a participação de todos. Será possível? Não custa esperar que a crise do coronavírus tenha nos ensinado um modo diferente de agir.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments