Home » Coluna do Finfa » Coluna do Finfa

Coluna do Finfa

“Agora vamos esperar o Governo Federal e Estadual para colocarmos para correr” disse Manuca – O Presidente do Consórcio CIMPAJEÚ e prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), em entrevista a este blogueiro, avaliou a reunião de ontem (09), sobre implantação e pactuação do SAMU no Pajeú, Moxotó e Sertão de Itaparica, no Estado de Pernambuco.

Providência urgente – Chegou a hora do Governo do Estado de Pernambuco, através do Secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, tomar uma providência urgente na cidade de Itapetim, no Alto Sertão do Pajeú. A cidade encontra-se sem delegado, na semana passada, houve um crime dentro das instalações da Delegacia de Polícia, e na última sexta-feira (06), no Distrito de São Vicente, que tem uma população de mais de 4 mil habitantes, divisa com o Estado da Paraíba, houve em plena praça pública, uma saraivada de balas. Até quando a população itapetinense, vai suportar a cidade dos poetas sem delegado?

Entregou – O prefeito de Flores, Marconi Santana, entregou na noite de ontem (09), dentro do calendário festivo de emancipação política, certificado aos 40 alunos dos cursos de Elaboração de Roteiros Turísticos e Artesanato com material reciclado, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo & Eventos com parceria Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

Faltaram – Na reunião que aconteceu na manhã de ontem (09), no Auditório do Centro Tecnológico de Serra Talhada, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, onde foi pautado a regulamentação do Sistema de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, foram sentidas as faltas de prefeitos do Pajeú. Os prefeitos Vaninho de Danda (Santa Terezinha), Tião Gaudêncio (Quixaba), não compareceram. Será que estes prefeitos não tem interesses em assuntos que só beneficiam a população dos nossos municípios?, perguntou um participante.

Novo presidente – O vereador Rona Leite (foto), exerce o quinto mandato (três dos quais pelo Partido dos Trabalhadores), foi eleito no último domingo (8), o novo presidente do diretório municipal do PT de São José do Egito, substituindo o ex-prefeito Romério Guimarães. “O importante agora é trabalhar cada vez mais para que o PT de São José do Egito se mantenha como um partido orgânico, ativo e que exija cada vez mais maior participação do homem, da mulher, dos trabalhadores e trabalhadoras nas decisões dos destinos do povo egipciense”, disse Rona.

Você sabia – Que a reunião que aconteceu a semana com vários políticos pernambucanos no escritório dos Coelhos em Petrolina, e este blogueiro publicou, já teve rendimentos. O Assessor da família Coelho, Carlão, confirmou que a Codevasf, vai repassar R$ 4 milhões de emendas parlamentares, que serão destinadas para ações como perfuração de poços e aquisição de equipamentos. Nessa primeira fase serão doze cidades contempladas: Afogados da Ingazeira, Betânia, Bonito, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Itacuruba, Petrolândia, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tupanatinga.

Comemora – A cidade Flores-PE, comemora nesta terça-feira (10), 127 anos de emancipação política. O prefeito Marconi Santana, terá uma agenda intesnsa durante o dia, e a noite haverá show com a Banda Fulô de Mandacaru e A Musa e Priscila Senna, em praça pública.

Encontro do Nordeste – Nesta terça-feira (10), Pernambuco sedia o I Encontro de Secretários Estaduais de Assistência Social do Nordeste. A reunião, comandada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, acontece das 9h às 18h, na Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Aurora, em Santo Amaro. O encontro, que é promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Assistência Social (Fonseas), vai discutir o aprimoramento do SUAS e as novas possibilidades de investimentos da área. O objetivo da reunião é identificar demandas regionais específicas, oportunidades de integração regional e compartilhamento de inovações sociais e tecnológicas, além de possibilidades de novos investimentos sociais internacionais e nacionais.

Agenda – O governadora em exercício Luciana Santos, tem uma agenda corrida nesta terça-feira:Às 9 horas, realiza abertura do Seminário Regional de Ouvidoria do Nordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda, 14:30 horas, recebe Dani Portela, no Escritório da Vice-Governadoria; 15:30 horas, visita Movimento Mulheres Makers, na Fab Lab Recife – Rua da Moeda no Recife; às 20 horas, participa da comemoração do aniversário de Yves Ribeiro, na Churrascaria e Pizzaria Caminho da Ilha – Rodovia PE-35 – Km 02 – Sítio do Marcos – Igarassu.

Apostando – Em entrevista ontem (09), ao radialista Aldo Vilela, o deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), voltou a criticar as atitudes que estão sendo tomadas pelo PSB. “A partir de abril 2020, vamos ver muita coisa mudando aqui em Pernambuco. Atores políticos importantes, que estão aguentando os desmandos do PSB, em abril irão dizer que ‘acabou’. Se for para apostar no governo, aposte hoje. Porque o reinado do PSB vai acabar ano que vem”, disse o deputado.

Perguntar não ofende – A Prefeitura de Tabira-PE, pagou os os salários atrasados dos secretários municipais e dos contratados, que estão vencidos?


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments