Home » Sem categoria » Prefeitura de Serra Talhada fortalece atendimento odontológico na zona rural

Prefeitura de Serra Talhada fortalece atendimento odontológico na zona rural

O cuidado com a saúde bucal da população rural de Serra Talhada é umas das prioridades da Rede de Atenção Primária do município. Através da Coordenação de Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde oferta na zona rural atendimento odontológico nas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Móvel Odontológica – OdontoMóvel.

Nas USF’s de Jardim, Luanda, Tauapiranga, Santa Rita, Bernardo Vieira, Varzinha, Caiçarinha da Penha, IPA e Fazenda Nova o atendimento é realizado diariamente pela equipe de saúde odontológica composta por cirurgião(a) dentista e auxiliar de saúde bucal, que atendem em média 16 pacientes por dia; enquanto nas UBS’s das comunidades de Juazeirinho, São Miguel, Logradouro e Poço da Cerca tem atendimento semanal com cirurgião(a) dentista e auxiliar de saúde bucal, além de mutirões do Projeto de Reabilitação com Próteses Dentárias.

O Projeto de Reabilitação com Próteses Dentárias é desenvolvido há dois anos na zona rural pela Secretaria de Saúde, oportunizando a centenas de pessoas atendimento com especialistas do Centro de Especialidades Ondontológicas – CEO e acesso à próteses dentárias totalmente gratuitas. Nesse período, o projeto já atendeu mais de 1.000 pessoas. Além da zona rural, o projeto está promovendo mutirões de próteses no Abrigo Ana Ribeiro. “Muitos pacientes não procuravam ou abandonavam o tratamento com próteses no Centro de Especialidades alegando dificuldades financeiras com transporte ou de locomoção, então, começamos a atuar direto nas comunidades através de mutirões, onde levamos especialistas do CEO, confeccionamos as próteses em laboratório e voltamos às comunidades para entregar as peças aos pacientes, devolvendo a eles o prazer de sorrir, de se alimentar com mais facilidade e ter uma qualidade de vida melhor”, explicou a secretária Márcia Conrado.

O município dispõe ainda de uma Unidade Ondontológica Móvel, que percorre toda a zona rural, atendendo, prioritariamente, comunidades distantes dos postos e unidades de saúde, comunidades de difícil acesso, assentamentos rurais e comunidades quilombolas com serviços odontológicos clínicos e preventivos, beneficiando no mínimo 16 pacientes por dia. Contabilizando os serviços nas UBS’s e no OdontoMóvel, são atendidos cerca de 400 pacientes por mês nas comunidades rurais de Serra Talhada. O OdontoMóvel leva atendimento também aos detentos da Cadeia Pública Municipal e aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.

A Coordenação de Saúde Bucal atua ainda na prevenção e conscientização da população rural, com ações educativas nas escolas, palestras com profissionais dentistas, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal para crianças. “Nossa equipe passou recentemente na escola de Poço da Cerca, onde entregamos noventa e sete kits, e para fortalecer essas ações educativas e de prevenção, o município foi contemplado semana passada com mais mil kits que serão distribuídos na zona rural”, informou a coordenadora de Saúde Bucal, Fernanda Teófila.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments