Home » Sem categoria » Prefeitura de Flores preserva cultura secular ao promover Missa, Cavalgada e Pega de Boi no Mato

Prefeitura de Flores preserva cultura secular ao promover Missa, Cavalgada e Pega de Boi no Mato

Em Flores, no sertão de Pernambuco, a administração municipal segue resgatando tradições e valorizando o homem do campo.

No município, a figura do carreiro e o uso do carro de boi ganharam inserção nacional, ganhando o título de Maior Festival do Carro de Boi do Brasil.

Na última edição, dentro da programação junina, mais de 80 (oitenta), carreiros participaram do evento; e buscando fortalecer ainda mais as tradições do sertanejo, a Prefeitura promoveu no último sábado (17), através das Secretarias de Turismo e Eventos e Agricultura, 1ª Missa do Vaqueiro, com cavalgada e Pega de Boi no Mato.

Lucila Santana, Secretária de Turismo e Eventos do Município destacou que, “o evento teve como objetivo preservar a cultura dos antigos vaqueiros, que criavam o gado solto na caatinga e tinham que buscar o rebanho em meio à vegetação”.

O evento teve início, às 9h, com mais de 250 vaqueiros participando de missa campal presidida pelo Pároco Local, Aldo Guedes. Após o cerimonial religioso saíram em cavalgada até o Pátio de Eventos.

No local, a Administração Municipal ofereceu almoço e acolhida aos vaqueiros até o momento da solta do gado.

A dinâmica da atividade se deu da seguinte forma: enquanto os vaqueiros almoçam o gado foi solto em meio à vegetação e, em seguida, os vaqueiros foram liberados para resgatá-lo em meio à caatinga e debaixo do sol forte do sertão.

Nesta primeira edição, a Prefeitura ofertou uma premiação no valor de, R$ 3.350,00 (três mil e trezentos e cinquenta reais) em dinheiro. O momento da entrega dos valores aconteceu às 19h e 10 (dez) vaqueiros receberam uma quantia em dinheiro e um troféu de participação.

“Marconi Santana com força e coragem está resgatando a Cultura Nordestina, que é o que agente precisa. Quero dá os parabéns, a ele em nome da vaqueirama de toda região do Pajeú”, destacou Oliveira Sá de Calumbi.

Após o momento de entrega das premiações, o público assistiu aos shows musicais de Luizinho dos Teclados, Edson Vaqueiro e Nill Cantor.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque e primeira dama, Karina Rodrigues; Luiz Heleno, Presidente da Câmara de Vereadores de Flores e pelos vereadores: Alberto Ribeiro, Jeane Lucas, Flávia Santana e Zé do Fosco.(ASCOM)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments