Home » Sem categoria » Morre, aos 96 anos, o ex-ministro Roberto Herbster Gusmão

Morre, aos 96 anos, o ex-ministro Roberto Herbster Gusmão

GloboNews e G1SP

Morreu em São Paulo no sábado (17), de insuficiência respiratória, o ex-ministro Roberto Herbster Gusmão, aos 96 anos. Ele era casado e deixa quatro filhos. O velório está sendo realizado na manhã deste domingo (18) no Cemitério do Morumby, na capital paulista.

Gusmão teve um AVC em março de 2018 e estava de cama em casa desde então.

Gusmão foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e participou da campanha “o petróleo é nosso” nas décadas de 40 e 50. Foi chefe da Casa Civil do governo de São Paulo na gestão de Franco Montoro e ministro do governo de José Sarney, até 1986.

Também foi um dos fundadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde lecionou direito trabalhista nos cursos de graduação e pós-graduação, segundo a FGV.

Em 1959, por indicação do PTB, que participara da coligação que elegeu Juscelino Kubitschek no pleito de outubro de 1955, foi nomeado inspetor da Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo.

Filiado ao PTB, partido pelo qual exerceu mandato em 1965 como vereador na Câmara Municipal de São Paulo. Com a deposição do presidente João Goulart (1961-1964), foi cassado pelo Ato Institucional n°2 e teve seus direitos políticos suspensos.

Também atuou como diretor-presidente da Cervejaria Antártica, em Ribeirão Preto, em 1971 e presidiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), agremiação sucessora do MDB.

Filiou-se ao Partido Popular (PP), liderado por Tancredo Neves, em 1981. Em março de 1983, assumiu a presidência do Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp), nomeado pelo governador Franco Montoro, do PMDB, e tornou-se membro do conselho de administração do Banco do Estado de São Paulo S.A. (Banespa).


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments