Home » Sem categoria » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

DIFÍCIL MISSÃO

Dom Bosco ao receber autorização do Papa para escrever uma visão que teve do Santo Domingos Sávio, em 06.12.1876, assim descreve a definição que o “adolescente santo” deu para o buquê de rosas que ofertara ao seu mentor: “As rosas representam a caridade; as violetas, a humildade, os girassóis, a obediência; as gencianas, a penitência; os pendões de trigo, a freqüência à Santa Comunhão; os lírios, a pureza; e as sempre vivas significam que estas virtudes devem durar para sempre, representam a perseverança”.

No tocante a virtude relacionada com os pendões de trigo, deixo que cada leitor e cada leitora faça uma equivalência com os ritos da religião que segue e defina o grau de dificuldade em cumprir.

Nos dias atuais um cidadão ou uma cidadã conseguir ser caridoso, humilde, obediente, penitente, puro e perseverante é uma difícil missão, impossível jamais. O desgaste perante os que nos cercam tem alto custo, no entanto, a recompensa é, com certeza, gratificante.

Mesmo que sejam excluídas as ligações destas virtudes com religiões, vamos encontrar em cada uma delas impressões digitais de bons costumes e de cidadania, portanto, não praticá-las alegando motivos religiosos é desculpa sem consistência.

Numa época em que o pragmatismo, o imediatismo e a superficialidade direcionam os olhares para coisas sérias e importantes o nível das dificuldades para praticar simultaneamente todas as partes ou parte delas fica elevado, carece de muita determinação. Seguir o rumo imposto pelos modismos é muito mais fácil, nadar contra a correnteza exige maior esforço.

A decisão de agir é de cada um, os benefícios advindos com a ação é coletivo o crescimento individual supera tudo. Quem topa iniciar?

Por: Ademar Rafael


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments