Home » Sem categoria » Agricultores de Palmares recebem sistemas de microaspersão

Agricultores de Palmares recebem sistemas de microaspersão

Na tarde da última terça-feira (18), o secretário de agricultura do Estado de Pernambuco (SARA), Wellington Batista, esteve na Mata Sul de Pernambuco, em Palmares, para conferir os equipamentos de irrigação que estão sendo instalados em oito comunidades, beneficiárias da Associação Desenvolvimento Agroindustrial de Serro Azul (ADASA). Na ocasião, acompanhado pelo secretário de agricultura e meio ambiente do município, Francisco Assis, e sua equipe, Wellington esteve no assentamento São João da Prata, no Engenho Pirangy e no gabinete do prefeito Altair Júnior.

Os 30 sistemas de irrigação por microaspersão estão sendo instalados em 08 comunidades do município de Palmares. O projeto, financiado em R$ 1.096.791,44 pelo Governo de Pernambuco/SARA através do ProRural, vai alavancar a fruticultura da região, mas beneficiará também a cultura de grãos, raízes e tubérculos, garantindo a alta rentabilidade, pois a aplicação de água e produtos nutrientes atinge um maior volume de solo explorado pelas raízes das plantas. O sistema é de fácil instalação, operação e manutenção, e proporcionará economia de água e de mão de obra para os produtores das comunidades de São João da Prata, Tambor, Barra do Dia, Serra Azul, Lajedo, União, Almirante e Cumaru, totalizando 45 hectares.

No engenho Pirangy, o secretário participou de reunião com representantes também das comunidades Capricho e Vista Alegre, responsáveis pelo cultivo de 50 hectares de milho através da plantação mecanizada. Em conversa com o grupo, Wellington recebeu demandas dos agricultores locais, como a necessidade da disponibilização de maquinário, ações de estímulo à comercialização dos produtos, melhoramento das estradas e pontes, além do destravamento de alguns projetos. Com o prefeito Altair Júnior, Conselho Desenvolvimento Rural, ADAGRO, IPA, ADASA, Secretaria da Fazenda Municipal e várias lideranças, o secretário recebeu uma pauta com 11 pontos, no intuito de garantir o apoio da SARA para viabilização de projetos produtivos e de infraestrutura.

“Fico muito feliz em poder ver esses equipamentos em funcionamento, gerando uma melhor produção e consequentemente uma melhor qualidade de vida aquém mais precisa. Esses sistemas, junto com as demais ações desenvolvidas no município, mostram o empenho do Governo de Pernambuco, através da nossa secretaria e vinculadas para que ações como essas atendam positivamente as necessidades dos agricultores. Estamos sempre à disposição para atender as demandas o mais brevemente possível”, destacou o secretário Wellington Batista.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments