Home » Sem categoria » Dialogando com Luciano Pacheco

Dialogando com Luciano Pacheco

MOVIMENTAÇÕES CARNAVALESCAS NA POLÍTICA 

Há quatro anos atrás, o finado Eduardo Campos já andava com seu então candidato Paulo Câmara debaixo dos braços, marcando passo e subindo as ladeiras de Olinda, marco zero e os polos no interior do Estado. Também as candidaturas de oposição, no carnaval, já estavam definidas no pleito anterior.
Esse ano está tudo atrasado. Ninguém sabe quem vai está com quem. Partidos e grupos sendo cortejados tanto pelo governo como pela oposição. Muitos estão aguardando as definições das chapas e escolhendo os espaços.
E para não sair do passo, cada pre candidato foi se movimentando como pode. Os locais visitados são sempre os polos de carnaval, onde tem gente. A aparição é a melhor estratégia.
Marilia Arraes, que se coloca como a candidata do PT, dividindo as tendências partidárias, cresce a cada dia, e já esteve em Olinda, Bezerros, Gravatá, Palmares, bem como participou de muito blocos como do Sinpol, MST, etc.
Fernando Bezerra Coelho, que tenta ser o candidato da oposição, procurando unir diversas lideranças estaduais desse projeto, esteve abriu o carnaval de Petrolina, depois esteve no Galo da Madrugada, Bezerros, e nos demais polos.
O governador Paulo Câmara tem se movimentado mais, até pela condição de Governador, busca a reeleição e tenta fazer o maior número de alianças possíveis. Tem estado no Marco Zero, Galo da Madrugada, Bezerros, Pesqueira, Nazare da Mata, Olinda, e em muitos outros polos.
Mas nessas movimentações o que tem chamado a atenção foi o encontro, casual ou não, do Governador Paulo Câmara com petista Joao Paulo, ex-prefeito do Recife. E como já há rumores de uma possível aliança do PT com o PSB, não faltam alfinetadas dos que temem essa aliança.
Nessas andanças Paulo Câmara também teve encontros com o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, e conversas com Eduardo da Fonte, do PP. Isso tem mostrado um poder de articulação de Paulo Câmara, e assim vai montando o time.
Os petistas que defendem a candidatura de Marilia Arraes acreditam que ela será sim candidata e não deve abrir. Na página de Marília tem até rastegue #NAOÉNAO. Isso quer dizer muito num é. Contudo, essa decisão não é individual e sim de grupo e deve vir de cima para baixo. Depende de articulação nacional e dos líderes das tendências no Estado.
Na verdade Marilia Arraes se coloca como um grande nome e é sem dúvidas uma candidatura que agrega aqueles eleitores que não desejam votar nem no governo e nem nos nomes da oposição, que são em sua maioria aliados do presidente Temer. Cria um ânimo grande a candidatura de Marilia. É como se fosse uma luz no fim do túnel.
Fala-se em conversas miúdas que já estão bem adiantadas essas conversações entre PT e PSB, inclusive com demarcações de espaços. Já saiu o zum-zum que o PT teria grandes acomodações, por exemplo, Joao Paulo sairia na Vice, Humberto Costa iria para a vaga do Senado, Marilia vinha como Deputada Federal para ter uma gigante votação e até Joao da Costa, ex-prefeito do Recife, que encontrasse apagado politicamente, assumiria o mandado na Câmara de Vereadores, onde atualmente é suplente, mesmo tendo 5.545 votos no pleito de 2016. Isso se consolidando, o PT assumiria grandes espaços no Estado, onde atualmente nem deputado federal tem em sua base.
Essa aliança acima não agrada em nada o bloco de oposição, capitaneado por Armando Monteiro, pois estes defendem múltiplas candidaturas de oposição para levar o pleito para o segundo turno, onde acham mais fácil derrotar o governador Paulo Câmara. Essa estratégia da oposição já veio a público, quando o próprio deputado Silvio Costa incentiva a candidatura de Marilia Arraes.
Por fim, vamos aguardar o final do carnaval para ver como vão se movimentar as pedras na política de Pernambuco.
Por: Luciano Pacheco

Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments