Home » Sem categoria » “A causa negra é de todos os patriotas”, destaca Gonzaga em discurso na Câmara

“A causa negra é de todos os patriotas”, destaca Gonzaga em discurso na Câmara

Em nome do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado federal Gonzaga Patriota fez um discurso na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (20) sobre o Dia da Consciência Negra. A data é celebrada desde 2003, quando foi incluída no calendário escolar pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas. Em 2011, uma nova lei consolidou-a também como Dia Nacional de Zumbi.

Para o parlamentar, as autoridades brasileiras devem respeito aos negros. Ele acredita que Brasil dos dias de hoje segue explorando sua população negra e promove leis que invalidam as conquistas desses povos no país.

“Poderíamos ser o 2º país do mundo em economia e em respeito aos negros. Mas somos o 2º país com maior população negra abandonada do mundo. Este povo conquistou muito ao longo dos últimos 500 anos, mas muitos governantes parecem ter esquecido o passado e trabalham no sentido de fazer estas conquistas desaparecerem. Falo dessa portaria – que não irá passar – que pode trazer de volta a escravização em nosso país. E, ainda, da reforma trabalhista e da revogação da CLT – algo que conquistamos quando nosso país ainda começava a crescer”, criticou Gonzaga.

Para o legislador, é preciso que todos os brasileiros abracem as lutas da causa negra como suas próprias. “Em nome do PSB, peço: não desistam, continuem essa luta que é da sociedade brasileira. A causa negra é de todos os PATRIOTAS: de quem é Patriota no nome, como eu, e de quem é no coração”, destacou.

Gonzaga lamentou, ainda, que a data não seja um feriado nacional. Somente seis Estados têm leis estaduais que determinam o feriado nesta data em todos seus municípios: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Somado a leis municipais, há 1.045 cidades em que o Dia da Consciência Negra é feriado, segundo levantamento de 2015 da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), do governo federal.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments