Home » Coluna do Finfa » COLUNA DO FINFA

COLUNA DO FINFA

Prestigiou – O prefeito de Tabira, Sebastião Dias, prestigiou o lançamento do livro do radialista Geraldo Freire da Rádio Jornal, “O que eu disse e o que me disseram” que aconteceu na última terça-feira (10), na bienal do livro, no Centro de Convenções em Recife. “Geraldo foi um dos grandes colaboradores na divulgação da cantoria de viola, nos levando aos grandes meios de comunicação em todo o país. Foi também um grande parceiro na promoção dos grandes festivais de viola no Nordeste”, disse o poeta prefeito.

Apresentar – O prefeito de Afogados da Ingazeira José Patriota (foto), vai apresentar nesta sexta-feira (13), o projeto de infraestrutura hídrica da implantação do sistema de abastecimento de água que irá beneficiar, com água encanada, para 350 famílias das comunidade de São João Novo, São João Velho, Lajedo e Manoel Soares, na zona rural, o evento será às 19hs na comunidade do São João Velho.

Frase “Estamos ricos, foi à primeira vez que vi água encanada no Caroá”. (Seu Heleno, morador da comunidade do Caroá de Iguaracy, quando da inauguração do sistema de abastecimento simplificado, realizado pelo prefeito Zeinha Torres)

Ritual – O aposentado do Banco do Brasil, Jurandir Pires, morador da Praça Monsenhor Arruda da Câmara, ao lado da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira, tem um ritual todas as manhãs. Os pombos que vivem na catedral, ficam esperando por ele,  quando Jurandir sai de casa, eles o arrodeiam, esperando que ele joguem o milho. Fiz o registro.

Entregou – O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, entregou na tarde desta quarta-feira (11) ao secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, o diagnóstico que a instituição produziu sobre a atual política de segurança pública em Pernambuco. Elaborado pela Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da OAB-PE, após um amplo estudo de campo e de mapeamento de informações de diversas fontes, o documento traz, entre outros pontos, uma série de sugestões em diversas esferas para reduzir os números da violência no estado. Entre as indicações do estudo relacionadas à Secretaria de Defesa Social estão a revisão do atual plano de segurança pública estadual, conhecido como Pacto pela Vida.

Fusão – O Vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) defendeu, nesta quarta-feira (11), a fusão de dois órgãos federais que atuam para o desenvolvimento regional: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), ambos ligados ao Ministério da Integração Nacional. A proposta de Fernando Bezerra – apresentada durante a análise do Projeto de Lei (PLC) 68/2015 – é que as atuações da empresa pública e da autarquia (Dnocs) sejam agregadas. Isto porque, conforme observou o senador, ao se ampliar a área de abrangência da Codevasf para todo o semiárido nordestino – conforme prevê o PLC – as competências destas instituições ficarão semelhantes.

Disse –  “Essa é a questão primordial de nossa administração que, é a participação das famílias que hoje estiveram conosco, nesse momento importante e marcante da nossa administração, que busca de forma efetiva ouvir as pessoas e dividir com elas estas importantes conquistas. Eu só tenho a agradecer a Deus, por estar me guiando a fazer uma administração voltada para todos sem olhar para questões menores, no que diz respeito a política partidária”.(Marconi Santana, prefeito de Flores, ontem (11), na assinatura da ordem de serviço no Distrito de Fátima, para o início da construção do calçamento do complemento da Praça Primo de Souza Guerra)

 

Comemorou – Obras hídricas nas regiões do Agreste e do Sertão de Pernambuco foram comemoradas pelos deputados durante a Reunião Plenária dessa quarta. A chegada da água da barragem do Muquém à barragem de Barra do Juá, localizadas no município de Floresta, no Sertão de Itaparica, foi anunciada por Rodrigo Novaes-foto, do PSD. De acordo com o parlamentar, a ação vai perenizar 75 km do leito do Riacho do Navio e representa o primeiro benefício da transposição do rio São Francisco ao povo sertanejo de Pernambuco.“É preciso agora nós discutirmos como essa água será cobrada e como ela será cobrada, e dos mecanismos para que a população ribeirinha possa produzir.”

Mensagem – O Papa Francisco mandou uma mensagem para os brasileiros, sobre os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, celebrados nesta quinta (12). Ele falou em português com o público durante a audiência realizada na Praça São Pedro, no Vaticano. “Saúdo todos os peregrinos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, particularmente os diversos grupos de sacerdotes, religiosos e fiéis brasileiros residentes em Roma, que vieram a esta audiência para dividir a alegria pelo jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, cuja festa se celebra amanhã”, disse ele.

Perguntar não ofende – Por que tem gente que pensa que é soberano e eterno?

 

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments