Home » Sem categoria » PREFEITO ADELMO MOURA TEM GESTÃO APROVADA POR 83%

PREFEITO ADELMO MOURA TEM GESTÃO APROVADA POR 83%

De volta à Prefeitura de Itapetim, no Sertão do Pajeú, a 384 km do Recife, depois de dois mandatos, tendo eleito o sucessor Arquimedes Machado (PSB) em 2012, o prefeito Adelmo Moura (PSB), com apenas nove meses de gestão, já tem uma aprovação recorde: 83,2% dos 400 entrevistados pela pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno, aprovam o seu Governo. Apenas 9% desaprovam e 7,8% não quiseram ou não souberam responder.

Quando o entrevistado é provocado a considerar os itens bom e ótimo, a aprovação não é diferente: 80,9%. Com um detalhe: 13,8% ainda consideram regular, apenas 3% julgaram ruim e 1,3% péssimo. Os maiores percentuais de aprovação a Adelmo estão situados entre os eleitores com grau de instrução superior, que chega a 87,5%. Por faixa etária, vem em seguida os jovens: 85,2% dos eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos consideram a gestão ótima. Por renda familiar, os maiores percentuais estão entre os que ganham acima de dois salários – 84,4%.

As maiores taxas de desaprovação, por sua vez, residem entre os eleitores na faixa etária entre 45 e 59 anos (10,3%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (10,3%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (9,5%). Por sexo, Adelmo tem maior aprovação entre os eleitores femininos (85,6%) e a menor entre os eleitores homens (10,9%).

Na zona rural, a aprovação do prefeito é de 87,5% e a desaprovação de 0%, enquanto 12,5% disseram que não sabiam responder. Nas qualificações julgadas pelos entrevistados, 27,6% consideram Adelmo bom administrador; 17,1% trabalhador; 9% que ajuda a população; 8,4% acham que a cidade está evoluindo e 6% acham que ele investe em programas de saúde pública. Entre os que desaprovam, 16,4% acham que ele investe pouco em saúde.

A pesquisa entra em outros detalhes também. Quando perguntados se a Prefeitura está atendendo a contento e resolvendo os problemas da cidade, 65,4% responderam positivamente e 21,3% mais ou menos. Apenas 8% disseram que não e 5,3% disseram que não sabiam responder. Quando levados a identificar os problemas de Itapetim, 42,4% apontaram a segurança pública; 23,5% o desemprego; 12,8% a saúde pública e 4,8% a falta de água.

Quantos aos investimentos que a população julga prioritários, 16,3% querem mais segurança; 15,5% mais água; 12,8% geração de emprego; 10% na saúde pública; 5,8% em calçamentos e estradas e 4,5% em saneamento. Pelas áreas, 45% dos entrevistados aprovam as ações do Governo na área de saúde; 68% aprovam os investimentos em educação; 53% aprovam o que vem sendo feito nas áreas de habitação e moradia; 63% aprovam investimentos em saneamento básico; 59% aprovam as obras em calçamentos e estradas e apenas 14% aprovam o que vem sendo feito na área da segurança pública.

Quanto à confiança do eleitorado na gestão do socialista, 71,2% acham que ele fará uma boa administração até o final do seu mandato. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. Com 400 questionários, intervalo de confiança estimado é de 90,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Ambó, Boa Vista, Cacimba de Roça, Cacimba Salgada, Cacimbas, Campo do Ambó, Centro, COHAB, Esperança, Gameleira, Lagoa de Jurema, Maniçoba, Miguel, Miguel Arraes de Alencar, Mucambo, Paulo VI, Pimenteira, Pitombeira, Piedade (Povoado), Prazeres, Santo Antônio, São Francisco, São João, São José, São Vicente (Distrito), Serrinha, Vila da Criança, Vila Rotary e Zelopão.

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments