Home » Sem categoria » DIALOGANDO COM LUCIANO PACHECO

DIALOGANDO COM LUCIANO PACHECO

AS CAMPANHAS ANTECIPADAS

É bem comum nos anos pre-eleitorais surgirem as tão conhecidas propagandas antecipadas fora da Lei. Isso vem ocorrendo tanto a nível nacional como estadual. Bom seria se a Justiça Eleitoral e o Ministério Público coibissem esses abusos.

Não tem sido surpresa ver as aparições gratuitas e eleitorais de tantos como Lula, Bolsonaro, Dória, Cyro Gomes, Alckmin, Aecio Neves, etc.

O que justifica um deputado federal como Jair Bolsonaro viajar todo o País participando de eventos fora dos interesses do seu Estado pelo qual é deputado federal, sendo recepcionado por simpatizantes não aeroportos onde desembarca. É notório que isso é uma estratégia política, pois o povo não pode adivinhar que ele vai desembarcar em tal aeroporto. O mesmo se diga com o Paulistano Dória, o qual chegou a ser vítima de ovadas na Bahia, e em seguida fazendo incursões em outras capitais. Ora, se Dória é uma liderança política de São Paulo, Prefeito da maior Cidade do País, porque fazer incursões pelo Brasil afora ? É para fazer campanha antecipada. Não foi diferente a questão de Lula com a caravana pelo Nordeste. Com relação a Lula, a única diferença é que ele realmente uma liderança nacional, bem como sempre esteve nessas andanças, não sendo novidade.

A legislação eleitoral é flexível e não impõe métodos mais rígidos, exceto uma multa, para alguns até irrisória e priu. Nada mais que isso. É hora da Justiça Eleitoral coibir essas práticas de propaganda antecipada.

No cenário estadual temos nome como como o do Senador Fernando Bezerra Coelho que não escondeu já sua candidatura ao palácio do Campo das Princesas e passou a fazer articulações com outros nomes para montar um grupo, e para isso marcando presença em eventos ao lado de outros oposicionistas, como foi o caso da cavalgada na cidade de Canhotinho. Lá estiveram o senador Armando Monteiro, Bruno Araujo, Priscila Krause, Entre outros. Há uma articulação política de uma chapa de oposição ao Governador Paulo Câmara, que seria encabeçada por Fernando Bezerra, com a vice indicada pelo Ministro Mendonça, cujo nome seria Priscila Krause, e as vagas de senador seriam preenchidas por Armando e Bruno Araujo. Especula-se que Silvio Costa estaria na primeira suplência, numa eventual possibilidade de assumir a cadeira com a provável saída de Armando para um Ministério, mas Silvio Costa se diz candidato ao Senado.

Essas propagandas antecipadas ao arrepio da Lei é apenas mais uma forma de desproporcionalidade entre postulantes aos cargos executivos, pois quem cumpre a Lei e não usa desses artifícios acaba perdendo espaços políticos nessas aparições.

Por: Luciano Pacheco


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments