Home » Sem categoria » CONFERÊNCIA DISCUTIU PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL EM SERRA TALHADA

CONFERÊNCIA DISCUTIU PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL EM SERRA TALHADA

Serra Talhada realizou na última semana sua I Conferência Municipal de Igualdade Racial promovida pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Cidadania, no Salão Paroquial, com a participação de diversos segmentos sociais, incluindo indígenas, afrodescendentes, quilombolas, povos de terreiro e comunidade cigana.

A abertura da conferência aconteceu na última quinta-feira (21) com uma palestra ministrada pela integrante da Coordenação de Políticas de Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, Marta Almeida. Na sexta-feira (22) foram realizadas mini plenárias e mini palestras que nortearam os grupos de trabalho para discussão das propostas que foram apresentadas na sequência na plenária geral.

As propostas construídas na conferência serão enviadas para os governos estadual e federal, além daquelas que ficarão no município e servirão para nortear e referenciar o planejamento do governo, o PPA e o orçamento dos quatro anos vindouros. Na oportunidade foram eleitos dez delegados, sendo cinco representações do governo e cinco da sociedade civil, para defender as propostas do município na conferência estadual.“Nossa avaliação é positiva, tivemos a participação ativa dos grupos, discutindo e formulando propostas para que as políticas sejam alcançadas sem nenhum tipo de preconceito, e esse é o nosso grande desafio, tirar esses povos do anonimato e da exclusão e trazê-los par o centro da discussão, uma vez que ainda termos uma sociedade preconceituosa em relação aos quilombolas, aos povos de terreiro, e nosso foco é despertar na população o respeito pela igualdade”, disse Josenildo Barbosa, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania.

A Conferência Municipal tem como objetivo promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, da população negra e comunidades tradicionais, fortalecendo as ações e a participação dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade. É objetivo ainda promover maior conhecimento e respeito pelo legado, cultura e contribuições diversificadas da população negra, povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer o cumprimento dos tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário nesse aspecto.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments