Home » Sem categoria » DEFICIÊNCIAS CAUSADAS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO SERÁ TEMA DE REUNIÃO NA ALEPE

DEFICIÊNCIAS CAUSADAS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO SERÁ TEMA DE REUNIÃO NA ALEPE

Ações de prevenção e estatísticas que comprovam a relação entre a violência no trânsito e as deficiências serão discutidas pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência nesta quarta (16).

Imagem: internet

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se reune nesta quarta-feira (16), às 9h, no Plenarinho III, no Edifício Miguel Arraes de Alencar, para debater para iniciativas que buscam combater os altos índices de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas, que ocasionam vítimas fatais, incapacidades ou com sequelas psicológicas, o que gera um impacto econômico significativo, principalmente no sistema de saúde pública.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transporte terrestre já representam mais de 25% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no Estado, atrás apenas de homicídios. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando cerca de 30% dos casos. Os homens são vítimas em 89% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.

O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Secretaria de Saúde do estado vão participar do encontro.

A Frente tem uma dinâmica de reuniões semanal, que aglutina entidades representativas do estado em uma sala de situação, onde são discutidos temas segmentados, voltados para as pessoas com deficiência. O objetivo é criar um diagnóstico das principais lacunas na rede de atendimento e desenvolver novas politicas públicas surgidas pelas entidades civis que são ouvidas nas reuniões.

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência
Dia: 16.08.17 (quarta-feira) Hora: 9h
Local: Plenarinho III da Alepe – Edifício Miguel Arraes de Alencar


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments