Home » Coluna do Finfa » COLUNA DO FINFA

COLUNA DO FINFA

O colaborador deste blog, Danizete Siqueira, que escreve todas às quartas-feiras, a OPINIÃO DO PERNINHA, no último dia 31 de Maio, escreveu sua opinião, com o tema “Uma questão de saúde pública”, relatando a situação do espaço da via férrea, com o acúmulo de entulhos e lixo.

Hoje registrei a realidade que se encontra o local, que fica em uma das entradas de Afogados da Ingazeira, ao lado da ponte do anel viário nas proximidades da Avenida Rio Branco. Como alguns afogadenses não colaboram e mostram uma tremenda falta de educação, e ficam jogando entulhos e lixo naquele local,  precisa o Governo Municipal, tomar uma providência urgente.

Leiam o que relatou Danizete Siqueira (Perninha)

Na crônica de hoje trazemos uma matéria local que interessa diretamente aos moradores do conjunto “Residencial Modelo” e suas adjacências. Referimo-nos ao lixo que vem se acumulando por trás da Rua Coronel Luis de Góes invadindo todo o espaço da via férrea e indo até a ponte que fica na pista de acesso ao anel viário.

Chegamos aqui em abril de 2015 e esse lixo já era depositado naquela área, embora numa proporção aceitável. O espaço era delimitado e o tratorista Paulo Vidal (in-memorian) fazia o recolhimento religiosamente todas as semanas. O espaço ocupado ia dos fundos da residência do Sr. Josezito Padilha (in-memorian) até o contorno da pista e não ultrapassava a linha que passa em baixo da ponte férrea.

Além da morte do tratorista – que deve ter uns seis meses – não sabemos o que está acontecendo. O que sabemos é que o lixo se amontoa a olhos vistos e já se estende até o antigo pátio da estação. Com a chegada das chuvas a proliferação de mosquitos e muriçocas se deu de forma abrupta e os moradores pedem clemência. Bom mesmo seria que essa área fosse preservada e o lixo tomasse outro destino. Mas, na impossibilidade de retirá-lo com brevidade, há de se fazer uma coleta regular, além das orientações educativas à clientela que ali despesa tudo que é sujeira.

Não se concebe que em uma área urbana onde há passagem de veículos e pedestres – pois liga dois bairros ao centro da cidade – esteja ocupada por lixo, fedentina e mato em abundância.Se a nossa vigilância sanitária negligenciar na fiscalização e não adotar medidas que coíbam os abusos, dentro em breve o lixo chegará ao campinho de peladas à beira da pista e invadirá as margens do asfalto que dá acesso ao anel viário. E o pátio da estação – onde se fala que futuramente poderá ser uma praça de eventos – será a próxima parada para uma praça de lixo a céu aberto, como cartão postal de uma área que liga a av. Artur Padilha aos bairros do Borges e Pitombeira.

Portanto, está dado o recado. Cabe ao poder público tomar ações enérgicas para evitar que o mal se propague afinal, o óbito do nosso amigo tratorista (Paulo Vidal), não servirá para justificar esse descaso com um problema de saúde pública que tende a se proliferar caso as ações sejam retardadas.

Em tempo, se a Prefeitura Municipal tomasse a iniciativa de colocar 2 ou 3 postes, estendendo a rede elétrica daquela área entre o pátio da estação e os fundos da Loja Maçônica, a população ficaria duplamente agradecida e o local ficaria menos vulnerável no período noturno enquanto os moradores da área teriam o seu merecido descanso.

Sertanejo do Ano – O presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada, vereador Naílson Gomes, propôs o título de “O Sertanejo do Ano” ao empresário João Duque de Sousa. A iniciativa uniu a Sociedade de Serra Talhada e conta, também, com o apoio da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio – SINDCOM, Faculdade de Integração do Sertão – FIS e a Revista Movimentto. A solenidade de entrega do Título de “O Sertanejo do Ano” ao empresário João Duque será realizada no dia 26 de junho, segunda-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.

Disse“Quem é mais pobre sabe a alegria de sair do mercado com duas sacolas cheias e ainda parar no bar para comer. Nós sabemos como fazer a economia crescer, como criar emprego e como aumentar salário. Querem continuar atacando o PT? Podem continuar. O PT estará onde sempre esteve, ou seja, fazendo o que sabe fazer que é cuidar do povo”. (Ex-presidente Lula na posse do novo Presidente do PT de São Paulo, Luiz Marinho).

Nas bases – O Deputado Federal, Danilo Cabral(PSB), não para de visitar suas bases, ontem (11), o deputado esteve participando em Custódia, de um almoço na residência da vereadora Yolanda Amaral, juntamente o Prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), a Vice-prefeita, Luciara Frazão, a vereadora Yolanda Amaral, o ex-prefeito e atual Secretário de Obras, Nemias Gonçalves, e correligionários.

Frase“Minha nota para o 42º Jogos Escolares – Fase Regional, coordenado pela Gerência Regional de Educação – GRE Sertão do Pajeú, é 01”.(De um professor que está participando dos Jogos, ontem a este blogueiro)

Reclamando – Gledson Ramos Costa,  O morador da Rua da Linha, em Afogados da Ingazeira, encontrou este blogueiro, e relatou o valor que está sendo cobrado pela Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, do IPTU da sua residência, que é de R$ 664,56. “Como é que vem um valor deste, onde minha rua não tem saneamento, não tem coleta de lixo, e recebo este boleto com um valor exorbitante, sem ter nenhuma infraestrutura, vejam a situação da minha rua”, finalizou o morador. (fotos acima).

Pauta – Antecipada para o meio dia, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Serra Talhada nesta segunda-feira (12) terá a apresentação de quatro indicações ao governo municipal e a primeira votação de três projetos de lei do Poder Executivo. As indicações ao governo municipal consistem no fechamento do canal de esgoto da Rua José Marcolino, na Cohab; a construção de uma lombada na Rua Joaquim Godoy; a construção de três praças na Caxixola e a pavimentação asfáltica das ruas Projetadas 07 e 08 no IPSEP.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado, que o prefeito José Patriota, tem na sua agenda e prontas para serem tomada, as medidas emergenciais, sobre o serviço de cargas e descarga no comércio de Afogados da Ingazeira.

Melhorando – O prefeito de Flores, Marconi Santana, autorizou o serviço de melhoramento do acesso ao Hospital Municipal, às margens da PE-320. “Ação necessária não só para dá uma nova cara a este centro de saúde, como também, assegurar aos nossos pacientes mais conforto e segurança”, disse o prefeito.

 

 

Perguntar não ofende – Será que a sugestão de entrevistar os artistas que estarão se apresentando na EXPOAGRO/2017, no Auditório da Pousada de Brotas, vai ser aprovada?


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments