Home » Sem categoria » LUTA ANTIMANICOMIAL É TEMA DE PALESTRA EM SERRA TALHADA

LUTA ANTIMANICOMIAL É TEMA DE PALESTRA EM SERRA TALHADA

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada promoveu uma importante palestra, nesta terça-feira (23), na Câmara de Vereadores, sobre o Movimento da Luta Antimanicomial, que busca a transformação dos serviços psiquiátricos, extinguindo a segregação de milhares de pessoas acometidas por transtornos mentais que ainda são tratadas de forma reclusa, com tratamentos considerados ultrapassados e longe do convívio das famílias.

Com o tema “Cuidar Sim, Excluir Não! Todos Merecem Respeito”, a palestra foi ministrada pela psicóloga Valdiza Soares, uma referência técnica em saúde mental infanto-juvenil no Estado de Pernambuco, e contou com a participação de profissionais da área da saúde, educação, usuários e familiares de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além da população em geral.“Esse não é um movimento apenas dos trabalhadores e categorias da saúde, mas um movimento que surgiu principalmente da sociedade, de pessoas que estavam, inclusive, em hospitais psiquiátricos e precisaram rever como são cuidadas e lutar por ouras pessoas que estão nas mesmas condições. O movimento não fala em tirar o paciente do hospital e deixá-lo sem tratamento, mas, mostra que ele pode ser cuidado de outra forma que não seja através da segregação”, explica a psicóloga Valdiza Soares.

Usuário do CAPS, Paulo André Alves fala sobre a importância do serviço. “Minha vida mudou desde que conheci o CAPS, a equipe me atende muito bem, não tenho o que dizer deles. E aqui na palestra aprendi coisas que não sabia ainda e que vão me ajudar muito”, disse ele. Mesma opinião do usuário do serviço Mario Cesar Antunes. “Pra mim essa palestra foi muito importante no sentido do meu tratamento. Abriu meus olhos para coisas que eu não entendida e que vão me ajudar no meu tratamento”, afirmou.Presente no evento, o prefeito Luciano Duque falou sobre a importância dessa discussão. “Esse momento é de reflexão para que possamos junto com as famílias e profissionais da área discutir os caminhos e a partir daqui traçar quais são os objetivos do município, no sentido d e implantar essa politica e poder oferecer melhor acolhimento às pessoas que precisam desse serviço”, disse.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments