Home » Sem categoria » PERNAMBUCO ADERE AO ABRIL VERDE

PERNAMBUCO ADERE AO ABRIL VERDE

A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT/PE) realiza nesta segunda, dia 24, das 9h às 17h, seminário alusivo a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2017). O evento será no auditório da Superintendência do Trabalho de Pernambuco, que fica na Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro.

Na programação palestras sobre acidentes e doenças do trabalho, apresentando os casos de situações de grave e iminente risco no setor público, como no Instituto de Criminalística de Pernambuco e nos matadouros públicos do agreste. Além de, uma apresentação sobre a saúde do trabalhador e as reformas trabalhista e previdenciária, e o trabalho de fiscalização das condições de trabalho na coleta de lixo domiciliar no Recife e Região Metropolitana.

A campanha é uma iniciativa do Ministério do Trabalho, realizada em todo o país para sensibilizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. O tema deste ano é “Conhecer para Prevenir”, com foco na prevenção de acidentes e às doenças do trabalho.

A Canpat faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho.

Números – Dados oficiais apontam uma média anual de 710 mil acidentes de trabalho nos últimos cinco anos, sendo que 2,8 mil resultaram em mortes e outros 15 mil em seqüelas permanentes. Esses acidentes geraram uma despesa anual de quase R$ 11 bilhões à Previdência Social.
Em Pernambuco, neste mesmo período, foram registrados mais de 20 mil acidentes, 79 mortes por ano, que deixaram mais de 16 mil trabalhadores com sua atividade reduzida ou incapacidade permanente.

História – A Organização Mundial do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 a data de 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão da explosão de uma mina de carvão na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei nº 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia 28 de Abril, como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments