Home » Sem categoria » PREFEITA DE CALUMBI PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO E PALESTRA NA ÁREA DE SAÚDE

PREFEITA DE CALUMBI PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO E PALESTRA NA ÁREA DE SAÚDE

Foi realizado ontem (27), na Câmara de Vereadores da cidade de Calumbi-PE, uma capacitação com o tema: Mucopolissacaridoses (MPS). A capacitação e palestra, foi ministrada por Cristianne Gondim – Consultora Técnica –In Health Business, voltada para os profissionais de saúde do município.

A Prefeita Sandra Magalhães, participou do evento, além de Cristiane, da assessoria da Secretaria de Ação Social, enfermeiras de diversos órgãos municipais, Unidade Mista de Saúde Vereador Silvino Cordeiro, ACSS, Roças Velhas, COHAB III, Coordenadora PNI, Coordenadora de Atenção Básica.

Cristianne Gondim, falou sobre a importância do diagnóstico, sintomas e tratamentos da mucopolissacaridoses, que é uma enfermidades metabólicas hereditárias provocadas por disfunções no metabolismo que causam o funcionamento inadequado de determinadas enzimas. “São doenças nas quais há deficiência ou falta de enzimas capazes de digerir substâncias chamadas de glicosaminoglicanos, ou GAGS. As GAGS são moléculas compostas de açúcares que se ligam a proteínas centrais. Os sintomas de macrocefalia, baixa estatura, aumento dos pelos, perda visual, voz grave, aumento do baço, alterações nos ossos, limitação nas articulações, lesões esbranquiçadas na pele, aumento das gengivas, dentes pequenos, distúrbio de comportamento e degeneração mental”.

Finalizando Cristianne, afirmou, que o tratamento é baseado em um acompanhamento multidisciplinar, com  Neurologistas, Ortopedistas, Fisioterapeutas, Pneumologistas, Psicólogos, Odontologista.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments