Home » Coluna do Finfa » COLUNA DO FINFA

COLUNA DO FINFA

Betânia – Escolas de Ensino Fundamental e Infantil da Rede Municipal da cidade de  Betânia-Pe,  realizaram ações pedagógicas em alusão ao Dia Nacional do Índio, seguindo a proposta pedagógica adotada pela rede municipal, e as diretrizes da LDB. “As escolas implementaram atividades de aprendizagem em Leitura e História do Brasil com referência ao Índio. “O papel fundamental dos índios no inicio da história do nosso país, é digno de um dia especial dedicado a esse povo de rica cultura e muitas lições. Fazem parte da nossa história e devem ser conhecidos por todos.” disse a Secretária Municipal de Educação Dayane Araújo.

Entrega Kits – Nesta quinta-feira (20), o Prefeito da Ingazeira, Lino Morais (foto),  juntamente com as equipes das secretarias de saúde e educação, irão entregar, kits de saúde bucal, (contendo: 01 pasta, 01 fio dental e 01 creme dental, aos alunos das séries do ensino fundamental). Este kit foi fruto do recebimento de recurso do PSE – Programa de Saúde na Escala, através da secretaria municipal de saúde, ressaltando que a Ingazeira foi o único município do Pajeú, contemplando,  por ter cumprido todas as metas pactuadas no ano 2016.

Máquinas trabalhando – A Prefeita da cidade de Brejinho, Tânia Maria, autorizou os serviços de recuperação e construção de açudes e barreiros nas comunidades da zona rural do município.“Neste momento as máquinas da prefeitura não param, são açudes,desassoreamento, poços, cacimbas, estradas, entulhos nas ruas entre outros trabalhos, estamos trabalhando, buscando melhorias para a sociedade brejinhense tanto da zona urbana quanto da zona rural” disse a prefeita Tânia.Segundo o blogueiro Marcello Patriota, as máquinas realizaram o serviço de manutenção da estrada que liga Brejinho à Santa Terezinha.(foto: Marcello Patriota)

Providenciou – O prefeito de Custódia Emmanuel Fernandes (Manuca), convocou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que solicitasse ao DNIT, o reparo da BR 232, (próximo a barragem de Drº Humberto, onde formou-se uma cratera enorme, devido às chuvas que caíram nos últimos dias no município. Ontem (19)operários da Empresa (CLC) contratada pelo o DNIT, realizaram ontem (19) o levantamento e iniciarão os trabalhos nesta quinta-feira (20).

Agenda – O governador Paulo Câmara cumpre, nesta quinta-feira (20.04), agenda de trabalho com despachos internos.

Comemorou – O Marconi Santana, da cidade de Flores, esta comemorando o início dos trabalhos do sistema simplificado de abastecimento d’ água do distrito do Tenório. “Um sonho antigo destes moradores, que para ter água em casa, vem tirando do seu orçamento mensal R$ 260, para custeio de um carro pipa. Essa dura rotina terá fim, graças ao olhar sensível do nosso governador Paulo Câmara e a parceria com nosso deputado federal Danilo Cabral, Joaquim Lira nosso estadual e o nosso secretário de agricultura e reforma agrária Nilton Mota”, disse Marconi vibrando com mais esta ação conquista pelo seu governo.

Geração de renda e Preservação do Meio Ambiente – A Prefeitura de Afogados tem capacitado grupos de mulheres para inserção produtiva com foco na sustentabilidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e envolve mulheres dos Conjuntos Residenciais Laura Ramos e Miguel Arraes.No Laura Ramos, as mulheres foram capacitadas para a produção de sabão utilizando como matéria prima o óleo velho de cozinha que antes era jogado fora e ia parar na rede coletora de esgoto. Já no Miguel Arraes, as mulheres aprenderam a fabricar diversos utensílios utilizando garrafas PET, retirando do meio-ambiente um produto que leva 400 anos para se decompor.

Grande vitória – Por meio de uma ação da Vereadora do Recife e afogadense,  Aline Mariano, juntamente com vereadores das Comissões de Educação e Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife, conseguimos uma grande vitória, que resultou na contratação de mais 200 profissionais de ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) e AADEEs (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial). Segundo Aline no próximo sábado(22),  sairá no Diário Oficial a convocação desses profissionais que irão trabalhar na rede do ensino do município. A notícia foi dada nesta quarta-feira (19), durante reunião com as categorias e o secretário Alexandre Rebêlo. “O secretário havia se comprometido em resolver a questão até o dia 30 de abril, mas antecipou o prazo e está fazendo as contratações, fruto de uma interlocução bem sucedida da Câmara com o poder executivo, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro são as únicas cidades do país a terem esse cargo. O gesto da PCR mostra um esforço grande em reconhecer a pauta desses profissionais” finalizou Aline Mariano.

Frase – “Afogados tem sediado importantes eventos em Pernambuco, o que mostra o nosso protagonismo administrativo e político. O fortalecimento das ouvidorias representa mais um elemento para construirmos uma verdadeira democracia representativa e participativa, com ampla interlocução social,” (Prefeito José Patriota, ontem (19), no 2º Encontro de Ouvidores de Pernambuco)

Marcou presença – “Dois anos de saudades do nosso eterno companheiro Manoel Santos, homem simples que nunca se curvou diante das adversidades”., esta foi a frase do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, ontem (19), na missa em homenagem ao nosso Mané de Serra”, realizada no Sindicato dos Trabalhadoras Rurais, que foi marcada por muita emoção e reafirmação do seu legado e da sua luta em defesa daqueles que mais precisam. “Manoel Santos permanece vivo na luta do seu povo, e os seus ensinamentos nunca desaparecerão”, finalizou Duque.Celebrou – A Prefeitura Municipal de Triunfo, celebrou ontem (19), o “Dia Mundial da na Academia de Saúde, localizada na Avenida José Veríssimo dos Santos, no Centro da cidade. “Oferecemos uma programação com diversas atividades, palestras educativas ministradas por profissionais de diversas áreas da saúde, além de oferecermos a atualização de caderneta de vacina e aferição de pressão arterial”, disse a secretária de saúde, Tarciane Pereira.

Perguntar não ofende – Quando os prefeitos Sebastião Dias (Tabira), Vaninho de Danda (Santa Terezinha), Tânia Maria (Brejinho) e Ângelo Ferreira (Sertânia) irão se definirem sobre sua continuidade no  CIMPAJEÚ?

 

 

 

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments