Home » Sem categoria » FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA REALIZA CIRURGIAS DE CATARATA EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE SERRA TALHADA

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA REALIZA CIRURGIAS DE CATARATA EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE SERRA TALHADA

Uma equipe da Fundação Altino Ventura (FAV) está em Serra Talhada realizando cirurgias de catarata em pacientes acima de 50 anos. O atendimento acontece na Unidade de Saúde do Alto da Conceição até esta sexta-feira, dia 24 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A meta é atender cerca de 180 pacientes agendados e realizar 120 cirurgias até o fim da semana. “Estivemos aqui no final do ano passado numa ação clínica para diagnóstico de catarata e outras patologias oculares. Na época, fizemos o diagnostico de cerca de 200 pacientes com necessidades cirúrgicas e estamos de volta para realizar essas cirurgias”, explica Rafael Lira, articulador de Projetos Sociais da FAV.

As intervenções são realizadas gratuitamente no interior da unidade móvel da fundação, instalada no pátio da Unidade de Saúde. “Vale muito a pena fazer a cirurgia, pois eu não estava vendo nada, fiz a cirurgia e fiquei boa. Agora vou operar o segundo olho e enxergar melhor, costurar, fazer minhas coisinhas”, comemora dona Belarmina Nunes, de 75 anos.

“Temos uma parceria muito sólida com a Fundação Altino Ventura, e através da cooperação entre a prefeitura e a fundação, estamos possibilitando que um número significativo de pessoas possa voltar a ter a visão restabelecida, podendo desempenhar normalmente funções que antes ficavam impedidas”, afirma Márcia Conrado, secretária municipal de Saúde.

Os profissionais retornarão ao município nos dias 06 e 07 de abril para o acompanhamento pós-operatório dos pacientes. Na oportunidade, eles serão informados se há a necessidade de operar o outro olho. Os pacientes que estão agendados e por ventura não realizarem a cirurgia, deverão ser atendidos no segundo semestre.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments